Guimarães está fora do projeto da Linha Ferroviária de Alta Velocidade Lisboa-Porto–Vigo, apresentado na passada quarta-feira pelo Governo, mas o presidente da Câmara defende a ideia de existir uma ligação de comboio entre Guimarães e a futura estação ferroviária de Alta Velocidade que será construída em Braga.
Em comunicado enviado à imprensa, Domingos Bragança adianta que trabalha no processo pelo menos “há dois anos”, “com reuniões de trabalho”, a última “na passada semana”, com o vice-presidente para a área ferroviária da Infraestruturas de Portugal.
Nessa reunião, diz, manteve-se a “possibilidade de ligação por eixo ferroviário de Guimarães à futura estação de Alta Velocidade, entendendo que se a Estação ficar o mais equidistante entre os concelhos de Guimarães, Famalicão e Braga, melhor”, salientou Domingos Bragança.
A nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa vai permitir fazer a viagem entre Braga e Lisboa em cerca de duas horas. “Braga ficará a duas horas [de Lisboa]”, garantiu Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruras e da Habitação, na apresentação do projeto.
Face a críticas da oposição sobre a não inclusão de Guimarães, Domingos Bragança propôs “que todos os partidos políticos e protagonistas sociais ou económicos, em vez de falar em desânimo, abordem uma argumentação sustentada e, em conjunto, reforçar a importância da ligação de Guimarães à Linha de Alta Velocidade, como porta de entrada para outros concelhos do interior, envolvendo a CIM do Ave e a CIM do Tâmega”.
“A ideia de trazer a Linha Férrea de Alta Velocidade para Guimarães pode ficar bem no soundbite político, mas não resulta em mais nada. O que tem de ser feito é apresentar argumentos técnicos para que consigamos estar ligados à Alta Velocidade. Ainda há muito caminho e muito obstáculo a vencer, mas estamos a fazer esse trabalho”, sublinhou.
O plano do Governo contempla a construção de duas novas estações no Minho – em Braga e Valença. A obra será feita em duas fases, sendo que a partir de 2026 será iniciada a construção da linha de alta velocidade entre Braga e Valença, mas também entre o Porto e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Esta primeira fase da obra deverá terminar em 2030.
Em 2030, arranca a empreitada para construir a linha entre o aeroporto e a nova estação de Braga. Contudo, como informou Carlos Fernandes, do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP), o avanço das obras será decidido em articulação com Madrid. “Só poderemos começar a construir quando Espanha começar a construir”, ressalvou Carlos Fernandes.