Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Ave

Guimarães: Arquivo Municipal lança quarto volume do Boletim de Trabalhos Históricos

em

Apresentações decorrem na sexta-feira e na próxima semana, ambas ao final da tarde. Preservar a memória, estabelecer permutas com bibliotecas e centros de investigação e facilitar o acesso da informação aos investigadores são alguns dos objetivos.

 A Câmara Municipal de Guimarães vai proceder ao lançamento do volume IV, da III série, do Boletim de Trabalhos Históricos 2015, subordinado na sua maioria ao tema da Grande Guerra, numa cerimónia que decorrerá em dois dias, a 11 e a 18 de setembro, ambos pelas 18 horas, nas instalações do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, na Rua João Lopes de Faria, em Guimarães.

Esta sexta-feira, 11 de setembro, serão proferidas as seguintes conferências: “1914 – 1918: A Grande Guerra”, por Fernando Dias Conceição; “O 9 de abril nas memórias de dois portugueses”, por Manuela Alcântara Santos; e “Velhas Casa – A dos Navarros – Arquivo Municipal Alfredo Pimenta”, por Maria Adelaide Pereira Moraes.

Na semana seguinte, no dia 18, decorrerão mais três conferências: “O 20 de Guimarães na Primeira Grande Guerra (1914-1918)”, por Carlos Sousa; “Partiram… para onde o dever os chamou!”, por Elisabete Pinto; “As duas pátrias. Os vimaranenses e a Primeira Guerra Mundial”, por Paulo Cunha. Neste último dia, será lançado a III série, vol. IV do Boletim de Trabalhos Históricos – 2015.

Segundo comunicado da Câmara Municipal de Guimarães, com a edição de 2015 do Boletim de Trabalhos Históricos, o Município pretende dar mais um contributo para o conhecimento de documentos que relatam a história e a cultura vimaranense e facilitar o acesso da informação aos investigadores e a todos aqueles que dedicam a sua vida à construção do passado.

 O Boletim de Trabalhos Históricos foi publicado pela primeira vez em 1933, por intermédio do seu primeiro diretor, Alfredo Pimenta. Órgão de divulgação cultural, este documento difunde os seus fundos documentais, além de dar a conhecer estudos de grande interesse local e regional de diversos autores.

EM FOCO

Populares