Seguir o O MINHO

Região

GNR e PSP ‘mais em cima’ para fazer cumprir estado de emergência

Covid-19

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

A GNR e a PSP realizam entre sexta-feira e a próxima quarta-feira operações de intensificação do patrulhamento, ações de sensibilização e fiscalização em todo o país, para garantir o cumprimento das normas do estado de emergência.


Em comunicado conjunto divulgado esta noite, as duas forças de segurança referem que estas operações serão efetuadas em estreita articulação, cooperação e colaboração.

O objetivo é apoiar a população, além de garantir o cumprimento das normas do estado de emergência, que foi prolongado, o qual introduz novas medidas que coincidem com o período da Páscoa.

A PSP e a GNR anunciam que divulgar as principais medidas e os conselhos de segurança na sexta-feira, em conferência de imprensa conjunta no Ministério da Administração Interna (MAI), em Lisboa.

Esta informação da GNR e PSP surge no dia em que o Presidente da República decretou a renovação do estado de emergência em Portugal, por novo período de 15 dias, até 17 de abril, para permitir medidas de contenção da pandemia de covid-19.

Surge também no dia em que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Portugal vai encerrar ao tráfego de passageiros todos os aeroportos no período da Páscoa e em que o decreto-lei que regulamenta a prorrogação do estado de emergência proíbe deslocações para fora do concelho de residência no período da Páscoa, entre 09 e 13 de abril.

Além da medida de confinamento dos cidadãos aos seus concelhos de residência, o Governo vai também limitar a duas pessoas a capacidade de transporte em veículos ligeiros para cinco lugares, exceção feita a familiares diretos.

Um veículo com nove lugares, por exemplo, só poderá transportar três pessoas.

Esta medida vai vigorar durante o período de renovação do estado de emergência, ou seja, 15 dias”, adiantou à agência Lusa fonte do executivo.

Segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação a terça-feira (+9,5%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março, tendo a Assembleia da República aprovado hoje o seu prolongamento até ao final do dia 17 de abril.

Anúncio

Ave

Matheus Costa continua mais uma época no Vizela

II Liga

em

Foto: FC Vizela / Facebook

O Vizela, clube que foi promovido à II Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a renovação de contrato com o defesa Matheus Costa, que assinou um novo vínculo de uma temporada.


O defesa central brasileiro, de 25 anos, que os vizelenses tinham contratado no início da época ao Leixões, alinhou na presente temporada em 18 jogos pela formação minhota, regressando agora aos campeonatos profissionais.

“Estou muito feliz por ver o Vizela de regresso à II Liga. É, no fundo, um sentimento de dever cumprido. Tenho grandes expectativas para a nova época que está a chegar. Tudo farei para corresponder e darei o meu máximo para ajudar o clube”, garantiu o defesa, em declarações ao site do clube.

Além desta renovação com Matheus Costa, o emblema vizelense já tinha anunciado a continuidade do guarda-redes Ivo Gonçalves, dos avançados Diogo Ribeiro, Tavinho e Kiko Bondoso, dos médios Ericsson, Zag e André Sores, dos defesas Kiki e João Pedro e a contratação do lateral esquerdo Richard Ofori (ex-Fafe) e do médio Marcos Paulo (ex-Académica).

O Vizela, a par do Arouca, foi indicado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para a subida à II Liga Portuguesa de Futebol, depois de o Campeonato Portugal, onde militava, ter sido interrompido, devido à pandemia de covid-19.

À data da suspensão da prova, o Vizela liderava a Série A, com 60 pontos (mais oito do que o segundo classificado, o Fafe), enquanto o Arouca estava em primeiro lugar na Série B, com 58 pontos (oito à maior face ao Lusitânia de Lourosa).

Continuar a ler

Cávado

Condutor salvo da morte por bombeiro à civil após despiste e incêndio na A28 em Esposende

Acidente

em

Imagens via Correio da Manhã

Um homem sofreu ferimentos na sequência de um despiste, ao início da tarde desta quarta-feira, na A28, em Esposende.


A viatura onde seguia terá entrado em despiste e caído a um talude, acabando por incendiar-se com a vítima no interior.

As chamas acabaram por consumir a viatura enquanto populares, desesperados, chamavam pelo passageiro.

Posteriormente, um bombeiro à civil que ia a passar no local desceu ao talude e conseguiu retirar o homem de dentro da viatura, antes que o mesmo fosse atingido pelas chamas.

(Imagens via Correio da Manhã)

Segundo disseram fontes do CDOS e dos Bombeiros de Fão a O MINHO, a vítima sofreu apenas ferimentos ligeiros, tendo sido transportada para o Hospital de Póvoa de Varzim pela ambulância SIV de Vila do Conde.

No local estiveram os Bombeiros de Fão com quatro viaturas e oito operacionais.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Braga

Barco turístico de Vieira do Minho volta a navegar

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Vieira do Minho

O Barco Turístico de Vieira do Minho já regressou às águas da Albufeira de Caniçada, anunciou a autarquia.


A embarcação terá, neste período, a lotação máxima de 27 pessoas, para cumprir as orientações da Direção Geral de Saúde.

Os passeios terão uma duração de 1 hora e deverão ser agendados com alguma antecedência.

O preço por cada hora de viagem será de 95€ por grupo.

De acordo com comunicado da Câmara, entre cada passeio serão reservados 30 minutos para que os grupos não se cruzem no cais e sejam efetuadas a desinfeção e a limpeza das instalações.

Para além das medidas de segurança normais, o barco tem nova sinalética e será disponibilizado desinfetante à entrada. Uso de máscara e distanciamento entre os passageiros são obrigatórios.

Os interessados podem contactar o Posto de Turismo de Vieira do Minho pelo telefone 925973100 ou através do email [email protected]

Continuar a ler

Populares