Seguir o O MINHO

Região

GNR apreende 70 mil cigarros de contrabando em operação na A3

Autoestrada que liga Porto a Valença

em

Foto: DR / Arquivo

A Unidade de Ação Fiscal da GNR apreendeu 70 mil cigarros de contrabando durante uma operação numa área de serviço da A3, a autoestrada que liga Porto a Valença, informou hoje aquela força policial.


“Caso a mercadoria tivesse sido introduzida no consumo através dos circuitos comerciais marginais, o tabaco apreendido teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de Imposto de Transações e de IVA, num valor aproximado de 16 mil euros”, assinala a GNR, num comunicado em que precisa que a apreensão ocorreu na quarta-feira na área de serviço de Coronado, na zona da Trofa, distrito do Porto.

O tabaco seguia em dois veículos “sem ostentar a estampilha fiscal exigida para comercialização em território nacional” e os condutores, um de 45 anos e outro de 61, “não se faziam acompanhar de qualquer documentação comercial ou aduaneira comprovativa do pagamento dos impostos devidos.

Além de apreender o tabaco, a Unidade de Ação Fiscal da GNR, que contou com o apoio da Unidade Nacional de Trânsito da mesma força policial, elaborou de dois autos de contraordenação aduaneira por introdução irregular de mercadoria no consumo.

Anúncio

Ave

Ferido grave após capotamento na A7 em Famalicão

Acidente

em

Foto: Bombeiros de Famalicão / Facebook

Um homem ficou gravemente ferido após a viatura onde seguia se ter despistado e capotado na A7, ao quilómetro 10,3, no sentido Famalicão – Vila do Conde.

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão transportaram a vítima, cuja idade não possível apurar, para o hospital de Braga.

O alerta foi dado às 8:25.

A corporação de Famalicão mobilizou para o local sete operacionais e duas viaturas, tendo o apoio da VMER.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Região

Peneda-Gerês com novos investimentos e reforço de meios humanos

Investimento

em

Foto: O MINHO / Arquivo

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, apresenta esta sexta-feira em Vidoeiro, Terras de Bouro, para apresentar novos investimentos e reforço de meios humanos no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A cerimónia conta ainda com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

Em comunicado enviado às redações, o Ministério do Ambiente adianta que será assinado o memorando de entendimento entre os cinco municípios integrantes deste território – Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, com vista à adesão ao modelo de cogestão deste parque nacional.

Serão ainda assinados protocolos entre o Fundo Ambiental, as cinco autarquias e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), referentes ao “Projeto de Melhoria das condições de visitação nos cinco municípios do Parque Nacional da Peneda-Gerês”, que, no global, se traduzem num apoio no valor de cerca de 550 mil euros.

Na mesma ocasião, ocorrerá a formalização da contratação, dos 50 elementos do Corpo Nacional de Agentes Florestais a alocar a esta área protegida.

Por fim, será inaugurada a intervenção da Beneficiação do Caminho Florestal entre Leonte e a Portela do Homem, também apoiada pelo Fundo Ambiental, com o valor de 533 mil euros. A mesma enquadra-se no Projeto 4 – Ordenamento e Sustentabilidade da Zona de Proteção Total da Mata de Albergaria, um dos onze projetos dos Plano-Piloto para o Parque Nacional da Peneda Gerês com um investimento global de 8,4 milhões de euros.

Continuar a ler

Região

Distrito de Braga continua sob aviso amarelo devido ao calor

Meteorologia

em

Foto: DR / Arquivo

O distrito de Braga continua sob alerta amarelo até sábado às 21:00, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Braga, as temperaturas podem chegar hoje aos 35º e amanhã aos 36º.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave, depois do vermelho e do laranja, e configura “uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Já em Viana do Castelo as previsões apontam para máximas de 28º hoje e de 34º amanhã.

Os dois distritos encontram-se em risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta.

Risco de incêndio

No país, vinte concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Segundo o IPMA, pelo menos até terça-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em vários distritos do continente por causa do tempo quente, que se vai manter elevada nos próximos.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo nove distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira.

Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal vão estar sob aviso amarelo até às 21:00 de sábado devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral centro até ao início da manhã, aumentando de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado predominando do quadrante norte, sendo do quadrante leste no interior norte e centro até meio da manhã e para o final do dia, soprando por vezes forte na faixa costeira ocidental, em especial a norte do Cabo Espichel durante a tarde, e nas terras altas.

Está ainda prevista uma pequena subida de temperatura, em especial na região sul.

Continuar a ler

Populares