Seguir o O MINHO

Futebol

Francisco Moura (SC Braga) revela ansiedade e ambição para conquistar Mundial de sub-20

Futebolista de Frossos é um dos jogadores do SC Braga a marcar presença no Mundial

em

Francisco Moura (à esquerda) com Francisco Trincão. Foto: DR

O defesa Francisco Moura mostrou-se hoje ansioso para que o Mundial de futebol de sub-20, na Polónia, comece rapidamente, admitindo que Portugal tem a ambição de vencer a prova.


“Estamos ansiosos. Queremos que comece o mais rápido possível, mas temos que ter cabeça e foco em treinar bem. Estamos felizes”, começou por referir o defesa da equipa de sub-23 do SC Braga, em conferência de imprensa.

A cumprir o terceiro dia de estágio na Cidade do Futebol, em Oeiras, o jovem, de 19 anos, afasta a obrigação de erguer o troféu em solo polaco e explicou: “Não nos sentimos obrigados, sentimos que é uma ambição que temos. Todas as equipas que estão aqui sonham com isso, não fugimos à regra, mas é jogo a jogo.”

Ainda sem poder contar com todos os companheiros, uma vez que se encontram a representar os respetivos clubes, Francisco Moura enalteceu que o facto de não estarem com o grupo é bom sinal.

“A ausência também é boa para os que estão ausentes, mas queremos que estejam focados quando vierem e unirmo-nos para que corra tudo bem”, declarou.

Inserido num grupo com Coreia do Sul, Argentina e África do Sul, o lateral-esquerdo realça a importância de começar bem no encontro de estreia frente aos coreanos, porém, alerta que “todos os adversários são muito fortes”.

“É normal que nesta competição sejam sempre muito fortes e encaramos os adversários como sendo sempre difíceis. Começar bem é diferente de começar mal e [com a Coreia do Sul] é sempre um jogo importante”, concluiu.

Portugal, em cujo palmarés figuram os títulos mundiais de sub-20 em 1989 e 1991, estreia-se na Polónia frente à Coreia do Sul, em 25 de maio, seguindo-se os confrontos com a Argentina, no dia 28, e a África do Sul, no dia 31, todos na cidade de Bielsko-Biala.

O selecionador Hélio Sousa contou com apenas 17 atletas no terceiro dia de trabalhos. Pedro Neto, da Lazio, junta-se à equipa na quinta-feira.

Os jogadores do Benfica Florentino Luís, Gedson Fernandes e Jota integram os trabalhos mais tarde, apenas quando terminar a I Liga, assim como o guarda-redes do FC Porto Diogo Costa, que será o último a concentrar-se e já em solo polaco, uma vez que os ‘dragões’ ainda vão disputar a final da Taça de Portugal, frente ao Sporting, no dia 25.

Antes da partida para a Polónia, no dia 20, os 21 convocados por Hélio Sousa vão realizar um jogo de preparação diante da Arábia Saudita, no dia 18, pelas 11:30, na Cidade do Futebol.

Anúncio

Futebol

Vitória ‘pesca’ central ganês na Dinamarca

Mercado de transferências

em

Foto;: Divulgação / Vitória SC

O defesa central Abdul Mumin, de 22 anos, reforçou o Vitória SC, da I Liga portuguesa de futebol, tendo assinado um contrato válido até ao final da época 2023/24, informou hoje o emblema minhoto, no sítio oficial.

Segundo a nota publicada, o clube vimaranense garantiu 75% dos direitos económicos do jogador ganês, que esteve vinculado ao Nordsjaelland, da I Liga dinamarquesa, nas últimas quatro temporadas.

O defesa ganês estreou-se no principal campeonato da Dinamarca na época 2016/17, com 18 anos, e esteve emprestado ao HB Koge, do segundo escalão dinamarquês, na época 2017/18, antes de se afirmar na equipa principal do Nordsjaelland nos dois anos seguintes – realizou 15 jogos oficiais em 2018/19 e 26 em 2019/20, com um golo marcado.

Abdul Mumin é o terceiro central contratado para a equipa treinada por Tiago Mendes, depois de Yann Aurel Bisseck, por empréstimo do Colónia (Alemanha), e de Jorge Fernandes, que pertencia ao FC Porto e representou, na temporada anterior, o Kasimpasa (Turquia).

Continuar a ler

Futebol

Guimarães de luto por Basílio. Antigo craque do Vitória não resistiu a um cancro

Óbito

em

Foto: DR / Arquivo

Basílio Marques, futebolista nas décadas de 80 e de 90, sobretudo no Vitória SC, e treinador entre 2004 e 2019, morreu hoje, aos 54 anos, por doença oncológica, confirmou fonte da família à Lusa.

Natural de Guimarães, o antigo lateral estreou-se pela equipa principal do Vitória na época 1986/87 e cumpriu 201 jogos oficiais até ao final da temporada 1996/97, tendo participado na conquista da Supertaça de 1988, prova em que os minhotos bateram o FC Porto – triunfo por 2-0 em Guimarães e empate (0-0) no Porto.

O defesa continuou na I Liga nas duas épocas seguintes, tendo cumprido 46 partidas oficiais pelo Campomaiorense, e finalizou a carreira na temporada 1999/00, ao realizar 24 jogos pelo Famalicão, então na II Divisão B (terceiro escalão do futebol nacional).

Basílio Marques foi treinador adjunto do Vitória de Guimarães entre 2004/05 e 2011/12, época em que teve de orientar a equipa num só jogo, após a saída de Manuel Machado – derrota na receção ao Beira-Mar (3-0).

O treinador continuou como adjunto de Manuel Machado no Aris de Salónica, da Grécia (2011/12), no Nacional (2012/13 a 2016/17) e no Moreirense (2017/18), antes de assumir o cargo de treinador principal no Caçadores das Taipas, do principal campeonato da Associação de Futebol de Braga, em 2018/19.

A missa fúnebre está marcada para as 09:30 de domingo, na igreja de São Pedro de Azurém, em Guimarães.

Continuar a ler

Futebol

Defesa do Braga reforça Moreirense

Mercado de transferências

em

Foto: DR

O lateral esquerdo Pedro Amador reforçou o Moreirense, da I Liga portuguesa de futebol, com um contrato válido até ao final da época 2023/24, informou hoje o clube minhoto.

O defesa, de 21 anos, vai representar os ‘cónegos’, depois de ter cumprido a época passada no SC Braga, tendo realizado 11 jogos e marcado dois golos pela equipa B, no Campeonato de Portugal, e nove jogos pela equipa principal, que terminou a I Liga na terceira posição.

Natural de Santa Iria da Azóia, no concelho de Loures, o primeiro reforço oficializado pelo Moreirense para a época 2020/21 cumpriu a formação no Sporting, no Sacavenense e no Belenenses, antes de iniciar a carreira de sénior no 1.º de Dezembro, do Campeonato de Portugal, na época 2017/18.

Contratado pelo Braga em janeiro de 2018, Pedro Amador cumpriu ainda 25 jogos pela equipa B arsenalista na II Liga, entre as épocas 2017/18 e 2018/19.

Continuar a ler

Populares