A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) oficializou este domingo a suspensão de cinco atletas, por doping, entre as quais a do saltador do SC Braga Ricardo Jaquité. O atleta enfrenta uma suspensão de quatro anos, até 10 de fevereiro de 2021, devido a um positivo com o anabolizante deidroclormetiltestosterona.
O atleta natural do Seixal, de 29 anos, antigo campeão nacional de triplo salto e salto em comprimento, nos sub-23, chegou ao SC Braga em 2017, vindo do Pinhalnovense, depois de ter passado pelo Sporting, clube onde esteve cinco anos.
Outra alteta da lista é a meio-fundista do Sporting Solange Jesus.
De acordo com a decisão disciplinar, Solange Jesus cumpre uma suspensão de um ano, até 13 de fevereiro de 2019, por falhas na localização para controlo antidoping.
Outros dois atletas do Sporting viram as suas suspensões confirmadas, casos de Vera Barbosa, recordista nacional dos 400 metros barreiras, até 09 de abril de 2019, também por falhas na informação sobre sua localização, e o meio-fundista Hélio Gomes, mas por recurso a eritropoietina (EPO), numa pena de dois anos, até 11 de julho de 2019.
Igualmente por erros no sistema de localização, o saltador do Benfica Marcos Chuva uma suspensão até 08 de janeiro de 2019.