Seguir o O MINHO

Ave

Famalicão continua a transformar linha férrea desativada em vias cicláveis e pedonais

Mobilidade

em

Ciclovia Famalicão-Póvoa. Fotos: Pedro Miguel Silva / Fernando André Silva / O MINHO

A Junta de Freguesia de Lousado e a Câmara de Famalicão vão reutilizar e valorizar a linha férrea desativada que passa naquela freguesia com a construção de uma via ciclo-pedonal, foi hoje anunciado. A intervenção deverá arrancar em breve, após a celebração de um protocolo entre a Infraestruturas de Portugal e a autarquia famalicense.

O assunto foi um dos temas em destaque na visita de trabalho que o presidente da Câmara efetuou esta quarta-feira, 06 de janeiro, a Lousado, na companhia do vereador das freguesias, Mário Passos, e do presidente da Junta, Jorge Ferreira.

O novo equipamento terá cerca de um quilómetro de extensão e a sua construção contará com as mesmas características da nova via ciclo-pedonal que liga Famalicão ao concelho vizinho da Póvoa de Varzim, que está em fase final de construção.

Foto: CM Famalicão

Na visita desta quarta-feira a Lousado, Paulo Cunha teve ainda a oportunidade de acompanhar as obras de reabilitação do Parque das Fontinhas.

A reabilitação deste espaço de lazer contou com um apoio municipal superior a 20 mil euros e, na opinião do presidente da Junta de Freguesia, “vai melhorar significativamente as suas condições de utilização”.

Paulo Cunha destacou ainda a “melhoria das acessibilidades às áreas de localização empresarial Famalicão Sul, com a construção da nova via que fará a ligação da EN14 à Rua de Montoito, em Lousado, num investimento municipal superior a um milhão de euros”.

“Destaque também para as obras de beneficiação na Rua das Cavadas, que contaram com um apoio municipal de mais de 6 mil euros, para a execução de uma baía de estacionamento na Rua Pé de Prata, com um apoio na ordem dos 15 mil euros, entre outras”, frisou o autarca.

Nota ainda para as recentes melhorias efetuadas pela autarquia no parque do Loteamento Mabor e para os apoios concedidos ao Clube Desportivo de Lousado, nomeadamente com a instalação de iluminação LED no recinto do grupo.

Populares