Seguir o O MINHO

Alto Minho

Este fim-de-semana, em Viana, há “Música à sua Porta”

em

Trinta jovens músicos vão levar, a partir de sexta-feira e até domingo, a música clássica às ruas do centro histórico de Viana do Castelo na primeira edição do festival “Música à sua Porta”, apoiado pela Câmara local.

Em declarações feiras hoje, o maestro Paulo Areias explicou que os três concertos que vão decorrer na Porta Mexia Galvão, na Praça da República, ex-líbris da cidade, vão marcar também a estreia da orquestra “Con Spirito”,formada em janeiro passado.

“O próprio nome da orquestra quer dizer vontade, garra. É um projeto empreendedor que juntou músicos profissionais, 90% da região de Viana do Castelo. Somos todos licenciados. Muitos trabalham na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, onde muitos também se formaram, e que, de forma espontânea, se decidiram juntar”, afirmou.

A proposta de realizar um festival desta natureza surgiu da “vontade” da orquestra de “dignificar a música clássica” e de “desmistificar a ideia de que é um estilo musical só para alguns”, e recolheu o apoio da Câmara de Viana do Castelo.

“Realizar um concerto de música clássica ao ar livre é uma proposta que muitas orquestras rejeitam mas nós queremos marcar pela diferença, e fazer coisas arrojadas”, disse, adiantando que a média de idades dos elementos que compõem a orquestra é inferior a 30 anos.

Charpentier, Ravel, Mozart, Bohesini, Tchaikovsky, Haydn, Mendelssohn e Beethoven foram os autores escolhidos para a primeira edição do festival que espera “ter continuidade no futuro”.

O primeiro dos três concertos vai acontecer na sexta-feira, e o último no domingo, todos às 22:00 “num local perfeito da cidade”, a Porta Mexia Galvão.

“Foi a forma encontrada pela autarquia para dar a conhecer aquele espaço. É muito agradável, é intimista e com boa acústica natural”, explicou o maestro.

Cartaz

Musica a sua Porta Viana do Castelo

Populares