Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Geoportal Empresarial pioneiro para atracção de investimento foi apresentado

em

Plataforma desenvolvida pela InvestBraga apresentada hoje.

O Município de Braga apresentou esta sexta-feira, no GNRation, o Geoportal  Empresarial de Braga, um projecto pioneiro a nível nacional que vai ajudar os investidores e empreendedores a encontrar a localização ideal para a instalação do seu negócio.

Na apresentação da plataforma desenvolvida pela InvestBraga, em parceria com a CCDRN, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, afirmou que o Geoportal Empresarial é uma “ferramenta crucial” que faz Braga passar do “8 para o 80” em termos do apoio aos empresários.

Ricardo Rio fala na apresentacao do geoportal

“Qualquer investidor que queira instalar o seu negócio em Braga pode, a partir de agora, pesquisar os espaços que estão disponíveis, saber qual é o seu custo, saber as suas áreas, as suas funcionalidades, o estado de conservação dos imóveis, os serviços públicos disponíveis, ou seja, tudo o que de A a Z é necessário para que possa fazer as suas escolhas”, afirmou o Edil.

Além da localização, os investidores têm acesso a critérios relacionados com processos de recrutamento, apoios de entidades públicas, entre outros.

Segundo Ricardo Rio, “não basta conhecer, é necessário valorizar, qualificar e promover esta oferta”.

“Neste âmbito destaco ainda parceria com a AIMinho no projecto de qualificação dos espaços empresariais, assim como as medidas de carácter mais administrativo e fiscal que a própria Câmara Municipal está a criar para tornar estes espaços mais atractivos”, vincou.

Outra das mais-valias do projecto prende-se com o efeito escala que o Geoportal Empresarial poderá potenciar. Ricardo Rio garantiu que tanto o Município, como a InvestBraga estão disponíveis para partilhar este ‘know-how’ em contextos territoriais mais alargados.

“A InvestBraga tem cumprido um papel único a nível nacional. Não nos demitimos de assumir o apoio aos investidores e aos projectos de investimento que se possam concretizar no nosso território, desde a mera questão da identificação da localização, até à negociação com os próprios proprietários ou a disponibilização de outras funcionalidades que possam ajudar a concretizar os investimentos”, afirmou.

Já o presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, explicou que o Geoportal Empresarial é mais uma acção integrada na “visão 360º para a atracção de investimento, prevista no Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga 2014-2026”.

“Neste Geoportal damos a conhecer as infra-estruturas disponíveis para dinamizar a economia e atrair novos empresários e actividades económicas para Braga”, salientou.

Através do Geoportal, os investidores podem consultar as áreas de acolhimento empresarial, de equipamentos e entidades locais, consultar e identificar espaços disponíveis para localização de novas actividades económicas (armazéns, pavilhões industriais, lotes, escritórios, lojas), assim como cruzar variáveis, como infra-estruturas de acesso, transportes disponíveis e utilities necessárias à instalação das empresas.

A par da CCDRN, o projecto conta com a parceria de entidades como AGERE, dos Transportes Urbanos de Braga, da Protecção Civil, da Universidade do Minho, da Associação Comercial de Braga, Associação Industrial do Minho e Universidade do Minho, entidades bancárias e imobiliárias.

O Geoportal Empresarial de Braga está, a partir de hoje, disponível para consulta através do portal da InvestBraga em www.norteinvest.pt/braga.

EM FOCO

Populares