Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende: Mais de 30 mil visitaram exposição sobre o arquiteto Viana de Lima

Exposição “Memento Momento”

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

Mais de 30 mil pessoas quiseram redescobrir o arquiteto Viana de Lima, através da exposição “Memento Momento”, patente no Museu Municipal de Esposende até ao próximo dia 26 de janeiro, anunciou, esta sexta-feira, a autarquia.

A exposição foi inaugurada a 05 de maio de 2017, no âmbito do programa dos Prémios Viana de Lima, uma homenagem à vida e obra do arquiteto, natural de Esposende, que premeia os melhores alunos das Faculdades de Arquitetura e de Belas Artes da Universidade do Porto, instituição onde Viana de Lima se iniciou academicamente.

Integrada no ciclo de atividades sobre Viana de Lima, a exposição abriu a 05 de maio de 2017, prolongando-se até ao próximo dia 26 de janeiro. Esta mostra já foi visitada por mais de 30 mil pessoas, constituindo uma das exposições de maior destaque no Museu Municipal de Esposende.

A exposição “Memento Momento” integrou o programa evocativo dedicado à memória do esposendense, figura relevante da arquitetura modernista internacional, autor de numerosos trabalhos de arquitetura e urbanismo, destacado protagonista da História da Arquitetura, reconhecido como Mestre Alfredo Evangelista Viana de Lima (1913-1991).

A exposição incluiu a edição do catálogo “Viana de Lima e a influência do Movimento Moderno na Arquitectura Portuguesa” e uma visita guiada.

Esta mesma exposição esteve, também, patente na galeria da sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa, como forma de o Município de Esposende se associar à Ordem dos Arquitetos Portugueses, nas comemorações do mês da Arquitetura.

O arquiteto Viana de Lima foi autor, entre outros projetos, da denominada “Casa das Marinhas”, edifício classificado como Monumento de Interesse Público, desde 2012, e registada na Fundação Docomomo Ibérica, organismo internacional que preserva edifícios icónicos da arquitetura modernista.

A entrada é gratuita.

Horário:

Terça a sexta, 10:30-13:00 e 14:30-17:00.
Sábado, domingo e feriados: 14:00-17:00.

Populares