A Câmara de Esposende procedeu à instalação de quatro colunas urbanas multifunções para apoiar os cicloturistas, na área do Parque Natural Norte, foi hoje anunciado.
- Anúncio -
Em comunicado, a autarquia explica que estes equipamentos disponibilizam um conjunto de ferramentas para a realização de pequenos arranjos e afinações das bicicletas, assim como a possibilidade de encher as câmaras de ar.
Podem ser encontrados em alguns pontos do percurso da Ecovia do Litoral Norte, nomeadamente em Apúlia, Ofir-Fão, Zona Ribeirinha de Esposende e Cepães-Marinhas.
Com estas novas colunas, a autarquia pretende “potencializar e efetivar a imagem do Parque Natural Litoral Norte, através da promoção dos percursos pedestres existentes neste território, oferecendo apoio aos munícipes, visitantes e turistas que façam uso das bicicletas”.
Esta medida resulta de uma candidatura apresentada pelo Município à operação ‘Valorização e
Promoção do Parque Natural Litoral Norte’, cujo investimento total elegível é de 242.016,99 euros, com comparticipação de 78%.
“Esta ação enquadra-se na estratégia de incentivo à mobilidade urbana sustentável, numa ação abrangente de promoção da saúde e bem-estar, através do uso de veículos que fomentem a atividade física. A este objetivo está associada a preocupação de gastos em combustíveis fósseis ou a poluição resultante de deslocações, bem como o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU”, explica a Câmara, em comunicado enviado a O MINHO.
Esposende já possui uma série de iniciativas com vista à promoção do uso de bicicletas, tais como o Encontro Luso-galaico de BTT que teve este ano a 19.ª edição, evento que “continua a atrair centenas de pessoas”, para além de outras iniciativas deste âmbito, como passeios diversos e, mais recentemente, o projeto E(co)stória, para a promoção e uso de bicicletas elétricas em passeios para conhecer o vasto território de Esposende. Esta iniciativa, cofinanciada por fundos europeus, já proporcionou a algumas dezenas de pessoas a experiência de experimentar este veículo, sensibilizando para a sua facilidade e comodidade.
De resto, o Município já possui uma série de ‘e-bikes’ disponíveis para uso dos seus colaboradores, em trabalho, para pequenas deslocações.
O concelho de Esposende, pelas suas características geomorfológicas – é um território em parte bastante plano e os pontos mais altos não têm grandes altitudes – permite o “uso cada vez mais frequentes de bicicletas, tanto no dia-a-dia como em tempo de férias, ou como prática desportiva”.
“Além da questão da promoção da saúde, estão em causa valores de ordem psicológica e bem-estar, assim como fatores de poupança e despoluição ambiental, boas práticas que importa incentivar”, conclui a autarquia.