Seguir o O MINHO

Esposende

Esposende é a próxima cidade inteligente do país

Terá como pilares a sustentabilidade, pessoas, território e arte, e como grande propósito a qualidade de vida das populações.

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

Esposende apresenta no próximo dia 05 de setembro o projeto smart city, que torna aquela cidade como uma das mais recentes a adotar um projeto tecnológico que integre os cidadãos no espaço público de forma sustentável e eficaz.


Depois da cidade de Cascais, que já se tornou exemplo a nível mundial pela implementação deste tipo de projeto, Esposende prepara-se para seguir os traços das maiores referências mundiais, com um projeto tecnológico a ser elaborado pelo grupo bracarense DST.

“O conceito Smart City tem como pilares a sustentabilidade, pessoas, território e arte, e como grande propósito a qualidade de vida das populações. Em causa está a aplicação da tecnologia em projetos estruturantes em áreas decisivas como ambiente, mobilidade, energia, cultura e património e reabilitação urbana”, escreve Benjamim Pereira, presidente da Câmara de Esposende.

Em comunicado, o autarca explica que esta é uma “estratégia vanguardista”, apontando os cinco eixos para a cidade: “Esposende cidade Analítica, Esposende cidade Resiliente, Esposende cidade Preditiva, Esposende cidade de Conhecimento e Educação e Esposende Território Criativo”.

“O contexto atual impele-nos a projetar a cidade do futuro e a procurar estratégias de melhoria da qualidade de vida da população”, acrescenta o edil.

Uma das ideias do projeto passa pela criação de um sistema de informação ambiental, com a implementação de sensores que medem a qualidade do ar, do ruído ou do índice de raios ultravioleta.

Para ajudar na cimentação de Esposende como cidade inteligente, a autarquia pode contar com projetos como o Observatório Marinho de Esposende, o Next Sea, e a obra do canal intercetor, isto para prevenir cheias e para combater as alterações climáticas.

Também a limpeza das ruas da cidade, assim como a gestão dos resíduos, terá novidades, com a criação de um centro de controlo no centro da cidade otimizado por tecnologia de ponta.

A apresentação deste projeto decorre no próximo dia 05 de setembro, no Forte S. João Baptista, em Esposende.

Anúncio

Cávado

Casa em Esposende inspirada no poeta Herberto Hélder

Arquitetura

em

Tiago Casanova/DR

Nasceu em Esposende uma casa inspirada no poeta Herberto Hélder. “Era uma casa — como direi? — absoluta. / Eu jogo, eu juro. / Era uma casinfância.” Foi este o poema que inspirou o projeto Casa de Férias, do arquiteto Hugo Barros, do Atelier da Costa, da Póvoa de Varzim.

“A palavra ‘casinfância’ foi um termo muito marcante porque casa e infância são dois conceitos tão próximos. A poesia funcionou como um espelho para aquilo que estávamos a fazer”, assume o arquiteto em declarações ao P3.

Em entrevista à Antena 1, explica que o pedido era de uma casa de férias simples e sem grande durabilidade: “Poderia ser uma casa efémera de 20 a 30 anos de duração”.

A habitação foi construída em nove meses para momentos de partilha familiar.

Com a noção de uma casa a curto prazo, e não de “uma casa que durasse para sempre”, o projecto em Esposende rapidamente se tornou “peculiar”.

A utilização do betão para o embasamento da casa encurtou o tempo da construção. Em cima do betão, foi criado “uma espécie de volume em madeira, que espreita sobre a rua”.”

Continuar a ler

Cávado

Despiste violento na marginal de Esposende

Acidente

em

Foto cedida a O MINHO

Um despiste na madrugada deste sábado provocou avultados danos materiais em duas viaturas que estavam estacionadas na Avenida dos Banhos, em Marinhas, concelho de Esposende, apurou O MINHO junto de fonte da GNR.

O alerta foi dado às 05:00 horas desta madrugada quando um automobilista entrou em despiste, embatendo contra duas viaturas que estavam estacionadas naquele local.

Foi o próprio condutor sinistrado que alertou as autoridades para a ocorrência.

Do sinistro não resultaram feridos.

Continuar a ler

Cávado

Mar de Esposende com ondas azuis fluorescentes durante a noite

Biodiversidade

em

Foto: Miguel Pires

Alguns populares registaram o momento em que ondas do mar na costa de Esposende ganharam cor azul fluorescente, durante a última noite.

Miguel Pires foi um desses populares, registando fotograficamente as ondas coloridas na praia Suave Mar, já depois das 00:00 horas desta sexta-feira.

Segundo a ciência, este fenómeno raro, chamado bioluminescência, é produzido pela luz de organismos vivos e ocorre em vertebrados e invertebrados marinhos, mas também em fungos e insectos, como os pirilampos.

Esta luz chama-se luciferina e é emitida quando a mesma é oxidada.

Esta característica está presente em pouco mais de 1.500 espécies do atual ecossistema planetário.

 

Continuar a ler

Populares