Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende aposta nos “Sabores do Campo” para promover gastronomia

em

O Município de Esposende, em colaboração com as unidades de restauração do concelho, vai levar a efeito mais uma edição da iniciativa “Sabores do Campo – Gastronomia de novembro”. O evento visa promover a gastronomia e os produtos endógenos da região, combater a sazonalidade e cativar clientes para a restauração e hotelaria neste período da denominada época baixa, bem como afirmar a gastronomia e vinhos como produto turístico estratégico.

Este ano, são 23 os restaurantes aderentes, que, ao longo de todo o mês de novembro, apresentam saborosas sugestões gastronómicas baseadas na carne, acompanhadas pelos vinhos verdes das quintas do concelho e rematadas por sobremesas de doçaria regional.

Sete pastelarias do concelho voltam a associar-se à iniciativa, bem como algumas unidades de alojamento concelhias, sendo que quatro delas oferecem desconto de 15% nas dormidas, ao longo de todo o mês de novembro, na degustação de uma das sugestões gastronómicas.

Com a colaboração da Escola Profissional de Esposende, serão realizados, em horário pós-laboral, vários workshops gastronómicos e de bebidas, e ainda um workshop de cozinha infantil, com Mário Rodrigues, Teresa Cunha Pinto e Bárbara Yu Belo, que terá lugar no dia 21 de novembro, entre as 15h00 e as 17h00.

No próximo dia 2, entre as 19h00 e as 22h30, haverá uma ação de formação de cozinha, com o Chefe Artur Gomes, do Restaurante Casa da Música, do Porto. No dia 9, das 19h00 às 21h30, Agostinho Peixoto, da Espumanteria Portuguesa, de Braga, orientará um workshop de espumantes, e no dia 16, das 19h00 às 22h30, a formação é de cozinha e estará a cargo do Chefe António Loureiro, realizando-se ação idêntica no dia 23, no mesmo horário, desta feita com o Chefe Renato Cunha, do Restaurante Ferrugem, de Vila Nova de Famalicão.

Por fim, no dia 30 de novembro, entre as 19h00 e as 21h30, Mário Valério e Kiko Gimc, da Gim´c Cocktails, vão orientar um workshop de gin´s.

Para mais informações ou para formalização da inscrição, os interessados deverão aceder ao site www.epe.pt.

O evento “Sabores do Campo” terá também, de acordo com o Município, um vasto conjunto de animação, com iniciativas diversas a acontecer em diferentes locais.

Assim, no dia 8, decorrerá mais uma edição da Feira de Velharias, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, entre as 10h00 e as 19h00. No mesmo dia, é proposta também uma “Volta ao Concelho em BTT”, organizada pela empresa municipal Esposende 2000, sendo que as inscrições são efetuadas online, em www.esposende2000.pt.

O cartaz de animação contempla igualmente a Festa de S. Martinho, a decorrer em Gandra, entre os dias 11 e 15 de novembro, e a Feira de Artesanato, no dia 15, como habitualmente no Largo Rodrigues Sampaio, a partir das 10h00.

Em Fão, no Largo do Cortinhal, de 20 a 22 de novembro, terá lugar o “IV Sabores da Chila e do Chocolate”, e, no dia 22, a partir das 15h00, o Município leva a efeito um Magusto Convívio, com animação musical, no adro da Igreja, em Antas, com entrada livre.

Para o último fim-de-semana de novembro, há duas propostas, nomeadamente, no dia 28, um percurso micológico com almoço, atividade que se inicia às 9h30, no Monte de São Lourenço, em Vila Chã e no dia 29, sugere-se a caminhada “Da Foz do Neiva à Foz do Cávado”, organizada pela Esposende 2000.

Mais informações sobre o evento “Sabores do Campo – Gastronomia de novembro” estão disponíveis no Portal do Turismo do Município.

Populares