Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Espanhóis e bracarenses ‘combatem’ calor na praia fluvial de Arcos de Valdevez

em

A praia fluvial da Valeta, em Arcos de Valdevez, é uma das praias de interior mais procuradas na altura do verão, não só por residentes locais mas também por veraneantes vindos de todo o distrito e até de Espanha, que procuram refrescar-se nas águas frescas do rio Vez.

O MINHO esteve no local em reportagem e falou com Celso Varela, 54 anos, diretor de uma empresa de distribuição de revistas que veio de Orense, em Vigo, para passar a tarde na região.

A cerca de uma hora de viagem, este espanhol veio com a família para “refrescar as ideias” e destaca as boas condições da praia fluvial, embora ache que deva existir mais duches para os veraneantes.

Celso Varela. Foto: Fernando André Silva / O MINHO

“Acho o local lindo, com todas as condições e outra coisa que destaco é os preços mais baratos no bar, como um café, que aqui custa apenas 70 cêntimos enquanto que em Vigo não se encontra a menos de um euro”, destacou.

O espanhol explica que, todos os anos, dá um passeio com a família até Portugal. “O ano passado estivemos em Monção, há dois anos em Ofir e este ano resolvemos vir para esta praia porque já tínhamos ouvido falar bem dela”, diz, deixando um “seguro que vuelvo”, assegurando o regresso no futuro a esta praia fluvial.

De São Víctor, Braga, Bernadete Duarte aproveitou o feriado desta quinta-feira para se deslocar até à praia fluvial da Valeta, acompanhada por vários amigos e familiares.

Bernardete Duarte. Foto: Fernando André Silva

“Uma amiga organizou aqui um piquenique e está a ser muito agradável”, refere a bracarense. Sobre as condições da praia, não tem muito a apontar. “Acho que reúne condições espetaculares para uma praia fluvial, embora devessem existir mais casas de banho tendo em conta a grande afluência que se regista nos dias de maior calor”, aponta a bracarense.

Bernardete destaca ainda as condições “de segurança” para os mais pequenos. “Tenho aqui comigo a minha filha de oito anos e não acho que haja qualquer risco de afogamento, a praia está muito bem desenhada”, assegura.

Praia Fluvial de Arcos Valdevez (Valeta). Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Praia Fluvial de Arcos Valdevez (Valeta). Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Praia Fluvial de Arcos Valdevez (Valeta). Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Praia Fluvial de Arcos Valdevez (Valeta). Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Praia Fluvial de Arcos Valdevez (Valeta). Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Praia Fluvial de Arcos Valdevez (Valeta). Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Praia Fluvial de Arcos Valdevez (Valeta). Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Praia Fluvial de Arcos Valdevez (Valeta). Foto: Fernando André Silva / O MINHO

A bracarense até nem é muito de ir a praias fluviais. “Prefiro as do litoral, talvez porque sempre fui habituada a isso, mas certamente vou voltar cá em dias de calor”, vincou.

A praia fluvial da Valeta é vigiada por nadador salvador, servida com acesso Wi-Fi vinda do centro de Arcos de Valdevez, a poucos metros, apoio de um bar, sanitários com chuveiros, parque de estacionamento para autocaravanas e possui duas zonas fluviais, uma para crianças e outra para adultos.

Anúncio

Viana do Castelo

Viana: Emília Cerqueira e Jorge Mendes eleitos para a coordenação de comissões parlamentares

A deputada vai coordenar o Grupo Parlamentar do PSD nas matérias relacionadas com a problemática do Mundo Rural e do Mar

em

Emília Cerqueira e Jorge Mendes, deputados eleitos por Viana. Foto: Divulgação

Os deputados do PSD escolheram, na quinta-feira, os Coordenadores e Vice-coordenadores do partido nas Comissões Parlamentares Permanentes, tendo sido eleitos os deputados do PSD do distrito de Viana do Castelo, Emília Cerqueira e Jorge Mendes.

Emília Cerqueira foi eleita coordenadora da Comissão de Agricultura e Mar onde passa a coordenar o Grupo Parlamentar do PSD nas matérias relacionadas com a problemática do Mundo Rural e do Mar.

Jorge Mendes, por seu lado, foi eleito vice-coordenador na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação onde exercerá as funções de coadjuvação na coordenação do Grupo Parlamentar nas áreas da Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

“Com esta eleição para cargos de coordenação, os deputados do PSD, eleitos pelo Alto Minho, assumem um papel relevante na condução dos interesses da nossa região e reunirão condições privilegiadas para colocar o distrito na centralidade da agenda política”, referem os deputados em nota de imprensa.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Estação Salva-Vidas de Viana resgata tripulante de cargueiro com problemas de saúde

Resgate

em

Foto: Divulgação

Um tripulante de um cargueiro, que estava com problemas de saúde, foi resgatado, esta sexta-feira à noite, pela Estação Salva-Vidas de Viana do Castelo.

De acordo com o capitão de porto e comandante da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Sameiro Matias, citado pela Rádio Alto Minho, o homem resgatar tem 50 anos, é de nacionalidade estrangeira e queixava-se de um problema ocular, necessitando de cuidados médicos.

A operação de resgate, a cerca de 50 milhas da costa vianense, teve início às 17:00 horas, mobilizando vários meios de emergência, terminando por volta das 20:30.

Ondas com seis metros de altura

Face à intensa agitação marítima, o capitão destacou o resgate por entre ondas que iam “dos quatro aos seis metros”.

“O navio navegava a cerca de 50 milhas da costa e aproximou-se até às 16/18 milhas para permitir a manobra do salva-vidas Atento e o resgate do tripulante. Concluída a operação o navio prosseguiu viagem”, disse o capitão, citado pela mesma fonte.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Viana vai ter uma “Praça Natal”

Na Praça da República

em

Foto: Divulgação

A Praça da República, ex-libris de Viana do Castelo, vai ser transformada em Praça Natal, decorada e com animação própria da época festiva que se avizinha, foi anunciado nesta sexta-feira.

Um carrossel parisiense, a casa do Pai Natal, trenó do Pai Natal são algumas das atividades que vão decorrer naquela praça do centro histórico de Viana do Castelo.

O programa foi apresentado esta sexta-feira pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, em conferência de imprensa, após a assinatura de um protocolo de cooperação com a associação empresarial, responsável pela iluminação de 22 ruas, avenidas e praças da cidade, num investimento de 122 mil euros, “um acréscimo de 50 mil euros em relação ao ano passado”.

A Praça Natal e a iluminação começam no dia 30, pelas 18:00 e permanecem até 06 de janeiro.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares