A presidência da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) desenvolveu em maio uma campanha de divulgação da oferta formativa em oito escolas dos distritos de Braga e do Porto, num contexto em que se aproxima o concurso nacional de acesso ao ensino superior.
Em comunicado, a academia minhota explica que a divulgação dos cursos junto das escolas secundárias é promovida há vários anos pelos departamentos da ECUM, mas desta vez a presidência da escola decidiu inovar, saiu da academia e foi visitar as escolas, apostando “num formato mais institucional e integrado”, refere Hernâni Gerós, vice-presidente para a Interação com a Sociedade e Internacionalização que integrou a comitiva.
Com a iniciativa, apostou-se sobretudo no “aumento da visibilidade da escola”, mas também na “promoção de uma maior aproximação às escolas secundárias”, revela Maria Sameiro Gonçalves, docente do Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho.
A iniciativa pioneira na escola prolongou-se durante praticamente todo o mês de maio e permitiu que elementos da presidência, acompanhados por professores e alunos da academia minhota, marcassem presença nas escolas Secundária D. Maria II (Braga), Secundária Francisco de Holanda (Guimarães), Básica e Secundária de Vieira de Araújo (Vieira do Minho), EB 2,3/S de S. Bento (Vizela), Básica e Secundária Vale do Tamel (Barcelos), Básica e Secundária de Vila Cova (Barcelos), Secundária de Felgueiras (Felgueiras) e Secundária D. Afonso Henriques (Vila das Aves). A iniciativa envolveu 15 professores e 18 alunos da Escola de Ciências, que partilharam conhecimentos e experiências com mais de 400 estudantes das escolas visitadas. “Considero que esta iniciativa num formato mais institucional é uma excelente forma de dar a conhecer a oferta educativa completa da ECUM, o modo como os ciclos de estudo atualmente funcionam e as possíveis saídas profissionais, assim como esclarecer dúvidas aos estudantes num ambiente descontraído”, constata a docente Maria Sameiro Gonçalves.
A ação contou com a colaboração de atuais alunos da Escola de Ciências, que foram às suas antigas escolas informar os possíveis futuros colegas. Para estes jovens, o regresso à sua antiga escola para representar a ECUM foi entusiasmante, principalmente porque ajudaram a esclarecer as dúvidas de outros estudantes. “A integração de um ex-aluno da Escola Secundária na comitiva permite clarificar alguns pontos da vida académica e também ninguém melhor do que nós, ex-alunos, para falar à comunidade escolar já que há uns anos estávamos naquele lugar, havendo uma melhor compreensão das incertezas e inseguranças dos mais novos”, assinala Luís Gonçalo Barbosa Tomé, aluno da Licenciatura em Geologia, para quem a atividade permitiu “colocar todos os intervenientes à vontade, sendo transmitida a informação de forma informal e descontraída”, algo muito importante numa altura em que os alunos “são bombardeados com informação, o que por vezes dificulta a sua decisão, que, por si só, é complicada”, conclui.
Escolas visitadas elogiam iniciativa
Nesta primeira edição, a ECUM promoveu visitas a oito escolas dos distritos de Braga e do Porto, que se prontificaram a receber a comitiva e garantir a logística para organização das palestras. Os anfitriões elogiaram a ideia que consideraram ser importante para que os alunos pudessem ficar a conhecer “a realidade não só dos cursos da Escola de Ciências, bem como do funcionamento da Universidade do Minho”, podendo “esclarecer algumas dúvidas com os professores universitários que promoveram a sessão”, disse Fernando Mota, diretor-adjunto da Escola Básica e Secundária de Vieira de Araújo, em Vieira do Minho, que considera ser essencial o fomento da “proximidade com a Universidade do Minho”, “um parceiro com o qual gostaríamos de continuar a trabalhar e a estreitar relações”, avança.
No final, o balanço é positivo, sendo que a experiência recolhida vai permitir alavancar a iniciativa a desenvolver no próximo ano letivo. “Temos a obrigação/missão nobre de divulgar a elevada qualidade do nosso ensino e investigação para que os alunos do secundário possam tomar decisões informadas sobre o seu futuro”, acrescenta o Vice-Presidente para a Interação com a Sociedade e Internacionalização, Hernâni Gerós, que agradeceu a forma como foram acolhidos em todas as escolas. “As equipas da ECUM foram recebidas entusiasticamente pelos diretores/professores das escolas e pelos alunos. Por várias centenas de alunos. Foi particularmente gratificante notificar o agrado dos professores, alunos e trabalhadores não docentes das escolas em receber os ex-alunos que integravam as comitivas da ECUM. E o entusiamo destes nossos embaixadores em voltar às suas escolas, onde puderam testemunhar com muito brilhantismo o seu percurso nos diferentes cursos da ECUM”, conclui.
As instituições foram contactadas pelo gabinete de comunicação e interação com a sociedade da ECUM, ao abrigo de cerca de meia centena de protocolos de colaboração assinados no âmbito dos Projetos Clubes Ciência Viva na Escola.