Grupo de Famalicão já concluiu novo túnel em obra milionária no Metro do Porto

Grupo de famalicão já concluiu novo túnel em obra milionária no metro do porto
Trabalhadores do consórcio Ferrovial-ACA. Foto: Arquivo

A Metro do Porto anunciou hoje a conclusão, debaixo da Rua dos Clérigos, da escavação do primeiro túnel da futura Linha Rosa, prevendo concluir os restantes dois túneis este ano e abrir a linha à operação em julho de 2025.

A obra está a cargo do consórcio que junta a famalicense Alberto Couto Alves com a espanhola Ferrovial.

Grupo de famalicão já concluiu novo túnel em obra milionária no metro do porto
Foto: Metro do porto

“Este é o primeiro tramo, um tramo de cerca de 580 metros entre o Hospital Santo António e aqui a Praça da Liberdade. Seguir-se-ão mais dois tramos, entre o Jardim do Carregal/Hospital Santo António e a Galiza, que nós estimamos conseguir fazer o varamento até ao final do mês de junho, e depois, mais para a frente, entre outubro e novembro, o tramo entre a Galiza e a Casa da Música”, disse aos jornalistas o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga.

A Linha Rosa ligará São Bento à Casa da Música, com ligação às atuais estações de metro, e terá estações intermédias no Hospital de Santo António e Praça da Galiza.

O responsável salientou que a etapa hoje assinalada, após o início da escavação em outubro de 2022, “foi uma parte da empreitada muito, muito difícil, com muitos constrangimentos e desafios”, por se tratar de uma estrutura que passa “por debaixo de edifícios com muitos séculos”, passando inclusivamente ao lado da Torre dos Clérigos.

“Fizemos este 580 metros sem nenhum impacto à superfície, sem nenhum dano significativo à superfície, e esse é um aspeto, verdadeiramente, de que nos podemos orgulhar”, garantiu após o ‘furo’ do túnel, no qual esteve acompanhado pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, e pelo vereador do Urbanismo, Pedro Baganha.

Tiago Braga admitiu ainda que obras deste tipo “causam sempre muitos atritos do ponto de vista daquilo que é o cronograma” inicial, incluindo “atrasos”, prevendo-se que a linha esteja operacional em final de julho de 2025.

Antes disso, o presidente da Metro do Porto disse que “até ao São João [24 de Junho]” será aberta a ligação rodoviária entre a Praça da Liberdade e a Praça Almeida Garrett (em São Bento), e até ao final do ano a empreitada irá “desocupar totalmente a Avenida dos Aliados”.

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Foto: Grupo ACA

“A última intervenção que existirá da empreitada na zona da Avenida dos Aliados, a ligação à Rua dos Clérigos, à Rua da Madeira e Rua 31 de Janeiro será a reposição do elétrico, porque dependerá das galerias de acesso à Rua da Madeira e à estação de São Bento”, detalhou.

Quanto à conclusão da empreitada do Rio de Vila, perto do Largo de São Domingos, cujo túnel foi concluído em outubro de 2023, Tiago Braga disse que estão a ser feitas “as caixas de ligação do novo Rio de Vila ao Rio de Vila antigo”, numa intervenção que estava prevista para o início da semana mas que foi adiada para o final “por questões técnicas”.

Os custos totais da Linha Rosa ascendem aos 304,7 milhões de euros, após em julho do ano passado, o valor total das obras de expansão da linha Amarela e da linha Rosa subiu cerca de 20 milhões de euros para 511 milhões, segundo uma resolução do Conselho de Ministros.

Atualmente, a Metro do Porto conta com seis linhas em operação, aguardando-se a inauguração da extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d’Este (Vila Nova de Gaia), e a conclusão das obras da Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto) e da linha de ‘metrobus’ entre Casa da Música e Praça do Império.

A obra da Linha Rubi (Santo Ovídio – Casa da Música), que inclui uma nova ponte sobre o rio Douro, já arrancou, e o concurso público para a segunda fase do ‘metrobus’, que ligará o serviço até à Praça Cidade do Salvador (rotunda da Anémona), também já foi lançado.

 
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