Empresa de Lisboa tem 210 dias para apresentar projeto que ‘desate’ trânsito no Nó de Infias

Obras públicas
Empresa de lisboa tem 210 dias para apresentar projeto que 'desate' trânsito no nó de infias
Foto: CM Braga / Arquivo

A empresa Betar Consultores, com sede em Lisboa, venceu o concurso público lançado pelo Município de Braga em dezembro de 2020, relativo à elaboração do projeto de execução do reordenamento viário do Nó de Infias e da rede envolvente, foi hoje anunciado.

O prazo para a elaboração deste projeto de execução, que terá o valor de 331 mil euros, é agora de 210 dias. O estudo compreende as fases de caracterização da situação existente, projeto de execução e assistência técnica.

Em comunicado, a autarquia revela que este contrato “integra ainda a elaboração de todos os estudos e relatórios necessários às aprovações ambientais previstas na legislação em vigor, nomeadamente em processo de avaliação ambiental para obtenção de declaração ambiental favorável (DIA), bem como a coordenação de segurança em projeto”.

O processo será acompanhado pelo Município de Braga e pela Infraestruturas de Portugal, S.A., de acordo com o estabelecido no protocolo de colaboração assinado em 2019, o qual definiu também a repartição dos custos com a elaboração do projeto, agora contratualizada.

Com base nessas peças, e em função do que vier a ser acordado entre estas duas entidades, estima-se que o procedimento de contratação da obra de execução do projeto seja lançado no início de 2022, pode ler-se no documento enviado às redações.

O Nó de Infias é atualmente um dos pontos principais de congestionamento de trânsito de Braga, sendo que a intervenção tem como objetivo o reordenamento viário do Nó e da rede envolvente.

Permite a interceção da EN101 (Variante EN101/EN201) com a EN14 (Circular Norte / Variante EN14), duas vias estruturantes de ligação inter-regional e nacional, uma vez que permitem a ligação aos concelhos limítrofes.

A Câmara pretende, com esta requalificação e beneficiação do Nó de Infias, “melhorar as condições de circulação e segurança, assim como aumentar a capacidade de escoamento de tráfego, priorizando as ligações da EN101 à Avenida António Macedo e a capacidade de saídas da cidade, fomentando um ambiente mais funcional e seguro para os seus utilizadores”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Viana: jovem ferida por explosão de garrafa de cerveja fica com sequelas e processa continente

Viana: Jovem ferida por explosão de garrafa de cerveja fica com sequelas e processa Continente

Próximo Artigo
'revolução' no centro histórico de ponte de barca vai atenuar descargas no rio lima

'Revolução' no centro histórico de Ponte de Barca vai atenuar descargas no rio Lima

Artigos Relacionados