Seguir o O MINHO

Barcelos

Em Barcelos, a Páscoa sai à rua num carro dos bombeiros

Covid-19

em

Foto: Paróquia de Barcelos

Se as pessoas não podem ir à igreja, então irá a Igreja até elas. A Paróquia de Barcelos, levará hoje, quinta-feira Santa, a custódia do Santíssimo Sacramento, num carro dos bombeiros a percorrer as ruas da cidade.

“As pessoas terão certamente velas à janela e poderão, a partir de suas casas, louvar o senhor e fazer a sua oração”, explica a O MINHO, Abílio Cardoso, prior de Barcelos, acrescentando que, naquela cidade, na quinta-feira Santa, “o costume era as pessoas saírem de casa em família e visitarem as igrejas que se preparavam de uma maneira muito especial. Era tradição”.

Este ano, a pandemia covid-19 forçou a mudança, mas a devoção mantém-se. “Como as pessoas não podem sair de casa, nem as igrejas foram ornamentadas, porque não dava, vou sair com o Santíssimo Sacramento e o simples facto de as pessoas olharem e rezarem dar-lhes-á, certamente, algum conforto nesta época”, sublinha Abílio Cardoso.

E acrescenta que o mesmo deverá acontecer no domingo de Páscoa: “Em princípio, vou passar pelas ruas da cidade com a cruz pascal enfeitada no mesmo carro, mas depende de como correr o dia de hoje”.

O carro dos Bombeiros de Barcelos percorrerá as ruas da cidade, entre as 22:00 e as 24:00, começando na zona da Fonte de Baixo e Urbanização S. José e terminando na Quinta do Aparício e Sr. da Cruz.

Populares