Seguir o O MINHO

Opinião

E… ao 534.º dia a Câmara de Braga arrenda o S. Geraldo!

em

© Nuno Sampaio

ARTIGO DE LUÍS TARROSO GOMES

Pelo sinuoso comunicado de ontem ficámos a saber que a Câmara Municipal vai arrendar por 10 anos o S. Geraldo para a instalação de um equipamento cultural. Para as centenas de pessoas que defenderam a preservação do edifício a Câmara não tem uma palavra… Mesmo que tenham sido elas a salvar este segundo teatro de Braga e a apontar o caminho das Media Arts. É pena que a Câmara continue a não querer representar todos os bracarenses.

Mas é um problema da Câmara. Para nós que defendemos o S. Geraldo é indiferente se reconhece ou não o esforço e dedicação. Foi com convicção que todos despendemos milhares de horas nesta causa. Reunindo dezenas de vezes, compilando documentação, fazendo entrevistas, agendando conversas estratégicas com cidadãos e políticos, organizando debates e outros eventos, realizando e publicando vídeos, procurando fotografias, estudando plantas e desenhos, lendo milhares de notícias, investigando os nomes associados à sua construção e dinamização durante 100 anos, desconstruindo as «fake news» sobre a ruína e o futuro risonho, planeando as iniciativas seguintes à espera da altura certa, consultando e estudando os projetos de licenciamento recentes que previam de forma encapotada a demolição total. E, é claro, dando entrada de vários requerimentos no momento exato, impedindo sucessivamente o licenciamento e a subsequente demolição.

S. Geraldo no início da sua 2ª vida, em 1961. DR

«Só» por isto o velho Salão Recreativo Bracarense, hoje S. Geraldo, não é um monte de pó!

A decisão da Câmara de arrendar está certa mesmo que tudo o que a antecedeu esteja errado. Continuaremos atentos, assegurando que o S. Geraldo é efetivamente preservado, que o seu projeto arquitetónico é discutido e o seu projeto cultural participado. O S. Geraldo e a sua enorme sala centenária merecem uma terceira vida e a decisão de ontem é o primeiro passo para que isso aconteça.

Não é exagerado dizer que estes bracarenses já fizeram história! Obrigado a todos!

#sgeraldocultural

 

Este artigo de opinião também foi publicado no blogue “Projectar Avenidas”

 

 

VÍDEO: Reportagem da SIC mostra história do Cinema S. Geraldo

Populares