Seguir o O MINHO

Região

Distritos de Braga e Viana sob aviso amarelo devido ao calor

Meteorologia

em

Foto: DR / Arquivo

Doze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente e em oito deles o aviso prolonga-se até ao final do dia de quinta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.


O aviso amarelo por causa da persistência do tempo quente prolonga-se até às 21:00 de quinta-feira nos distritos de Bragança, Évora, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

Já nos distritos de Guarda, Santarém, Viana do Castelo e Braga o aviso amarelo vigora até às 20:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Quanto à radiação ultravioleta, todo o território de Portugal continental apresenta hoje com risco muito elevado.

Nestas situações é aconselhada a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol.

O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro durante a tarde e vento por vezes forte nas terras altas. Está igualmente prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul e da temperatura máxima no litoral oeste.

As temperaturas máximas devem subir hoje até aos 36.º (Évora e Beja) e as mínimas não vão baixar dos 17.º (Leiria)

Anúncio

Aqui Perto

Surto de legionella na Póvoa de Varzim com um morto e 17 infetados

Saúde

em

Foto: DR

Há um surto comunitário de legionella na Póvoa de Varzim. A informação foi avançada esta noite pela TVI24, dando conta de 17 pessoas infetadas e um óbito.

De acordo com a mesma fonte, citando o Centro Hospitalar da região, doze pessoas estão internadas na Póvoa de Varzim e outras duas foram transferidas para unidades de cuidados intensivos do hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.

Refere aquela estação televisiva que ainda não foi possível detetar a origem do surto mas que a DGS está a acompanhar o caso.

As pessoas internadas têm entre os 80 e os 90 anos. A vítima mortal tinha 85.

Continuar a ler

Ave

Lares em Fafe com mais de meia centena de infetados

Covid-19

em

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Pelo menos quatro estruturas residenciais para idosos no concelho de Fafe estão a braços com surtos de covid-19. Duas delas pertencem à Santa Casa da Misericórdia local.

Através das redes sociais, aquela instituição deu hoje conta de doze casos na ERPI Cónego Leite de Araújo – cinco utentes e sete funcionários. De acordo com a mesma fonte, todos se encontram “estáveis”.

Este lar, com 83 utentes e 120 colaboradores, já foram “devidamente testados”, aguardando-se novos resultados. A situação está a ser acompanhada pelo delegado de saúde e pela proteção civil municipal.

ERPI Cónego Leite de Araújo (Lar 1 da Santa Casa). Foto: Ivo Borges / O MINHO

Também outro lar da Misericórdia, o Lar D. Joaquina Leite Lage, em Cepães, mantém onze infeções ativas já desde o início desta semana. Hoje, a instituição atualizou as informações relativas a este lar, informando que não se registaram mais casos positivos.

“Os utentes infetados encontram-se estáveis, estando apenas uma das utentes a receber tratamento hospitalar por precaução”, escreveu a instituição nas redes sociais.

Lar D. Joaquina Leite Lage, Cepães. Foto: Ivo Borges / O MINHO

O caso que estará a gerar maior preocupação é o do Lar de Silvares São Martinho, que descobriu um surto com 29 infeções depois de um utente ter tido um episódio de urgência hospitalar onde houve a necessidade de ser testado à covid-19.

Em declarações ao jornal Notícias de Fafe, o diretor daquele centro, que pertence à paróquia, avançou que se tratam de 19 utentes e dez funcionários infetados com o coronavírus. Os restantes elementos, entre utentes e colaboradores, testaram negativo.

Lar de Silvares S. Martinho. Foto: Ivo Borges / O MINHO

Assegura ainda que todos estão assintomáticos e que o lar está a funcionar com normalidade, havendo, no entanto acompanhamento por parte da Segurança Social e do Município de Fafe, para a necessidade de intervenção das ‘brigadas’ do Ministério da Saúde.

O quarto lar com covid-19 é o do Grupo Cultural e Recreativo Martim de Freitas, onde a direção não avançou números mas confirmou que existe “uma percentagem reduzida” de casos.

Lar de Freitas. Foto: Ivo Borges / O MINHO

Em declarações ao jornal Notícias de Fafe, o tesoureiro Pedro Rodrigues garantiu que a situação “está controlada” e que a direção está a seguir todas as instruções da DGS.

Para além destes surtos localizados, há ainda existência de um surto na corporação de bombeiros de Fafe, com dez infetados. Também a Cruz Vermelha local registou dois casos positivos por entre os colaboradores.

O Município de Fafe é um dos 121 concelhos do país integrado na lista de risco do Governo, possuindo uma taxa de infeção por habitante acima dos 240 por cada 100 mil.

Recentemente, o presidente da Câmara, Raúl Cunha, decretou situação de emergência municipal no concelho, disponibilizando maior policiamento para cumprimento das regras impostas pelo Conselho de Ministros para mitigar avanço da covid-19.

Continuar a ler

Ave

Dez bombeiros infetados em Fafe

Covid-19

em

Corporação foi testada neste sábado. Foto: Ivo Borges / O MINHO

A corporação dos bombeiros de Fafe tem dez elementos infetados com covid-19, entre os quais o comandante Paulo Ferreira.

Depois de três casos já anunciados esta manhã, conforme noticiou O MINHO, durante os testes rápidos efetuados esta tarde foram detetados mais sete casos, elevando para uma dezena o número de covid positivos no quartel.

No total foram realizados 102 testes a elementos que trabalham ou são voluntários no quartel de Fafe.

Esta manhã, o comandante Paulo Ferreira disse a O MINHO que se encontrava com pneumonia acrescida à covid-19, o que levou a que fosse hospitalizado de urgência durante a madrugada no hospital de Guimarães.

Comandante dos bombeiros de Fafe hospitalizado de urgência com covid-19

Apesar do surto, o socorro não se encontra comprometido.

Continuar a ler

Populares