O francês Geoffrey Schatz é apontado unanimemente como sendo o maior rival do italiano Christian Merli já durante a próxima edição da Falperra Internacional da Falperra, entre os próximos dias 17 e 19 de maio, naquele circuito de montanha, em Braga.
O Europeu de Montanha, que terá na Falperra a sua terceira prova da época, teve início há uma semana, em Rechberg, na Áustria, e para grande surpresa, Geoffrey Schatz, na estreia do seu Nova NP01-2 C Honda Turbo, sagrou-se vencedor (da geral e da categoria 2), ao bater o italiano campeão em título Christian Merli (Osella FA 30 Judd LRM) por uma margem de 1.574s.
Esta foi a primeira vitória do piloto da região de Borgonha, em França, por quatro vezes campeão de França de montanha, a nível internacional, sendo que que em 2021, no Masters FIA de Montanha, Geoffrey Schatz foi segundo classificado na Rampa da Falperra de 2023 e este ano perfila-se já como um sério candidato a destronar o campeão crónico, o italiano Christian Merli.
Em Rechberg, o espanhol Joseba Lanzagorta (Nova NP01-2C Honda Turbo) foi terceiro classificado frente ao alemão Corentin Starck (Nova NP01-2 Mugen), do checo Petr Trnka (Norma M20FC Mugen), este último uma das revelações nas duas últimas edições da Falperra, do francês Kevin Petit (Revolt 3P0 Honda Turbo) e ainda do alemão Alexander Hin (Osella FA30 Zytek).
Na categoria 1, o austríaco Karl Schagerl, que em 2023 foi um dos protagonistas da prova portuguesa com o seu potente (700 cv) VW Golf Rallye TFSI, brilhou em casa, subindo ao lugar mais alto do pódio e o checo Ronnie Bratschi (Mitsubishi Lancer Evo 7RS) terminou em segundo, com o último lugar do pódio a ser já garantido pelo alemão Jorg Weidinger (BMW Z4 GT3).
Entre os mais rápidos estiveram pilotos que o ano passado competiram na Ramoa Internacional da Falperra, como o francês Nicolas Werver (Porsche 997 GT3 R), o polaco Karol Krupa (Skoda Fabia CT) e o atual campeão europeu da categoria 1, macedónio Igor Stefanovski que trocou este ano o Hyundai i30 N TCR por um carro espetacular, o Ferrari 488 Challenge Evo.