Seguir o O MINHO

País

Detetada presença de legionela em torres de refrigeração da Longa Vida

Em Matosinhos

em

Foto: DR

As autoridades de saúde detetaram a presença de legionela, no dia 10, nas torres de refrigeração do Centro de Distribuição da Longa Vida, em Perafita, concelho de Matosinhos (Porto), informou hoje a empresa de produtos lácteos.


Em comunicado, a Longa Vida, que tinha desligado “preventivamente” as torres de refrigeração por causa de um surto de legionela, dá conta de que os “resultados que acabam de ser comunicados, esta noite, pelas autoridades de saúde à Longa Vida, indicam a presença de ‘Legionella Pneumophila’ nas torres de refrigeração do Centro de Distribuição da Longa Vida em Perafita no dia 10 de novembro”.

Contudo, a empresa de produtos lácteos diz que “não recebeu informação sobre a correlação entre a presença desta bactéria” nas torres de refrigeração e a origem do surto que atingiu o Norte do país.

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella Pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

A Longa Vida garantiu que “efetua controles regulares” às torres de refrigeração e que “sempre revelaram ausência” de legionela.

A deteção desta bactéria “não impacta a qualidade e a segurança dos produtos”, acrescenta a empresa.

De acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, 85 pessoas foram diagnosticadas com a doença, desde 29 de outubro, das quais 14 permanecem internadas e nove morreram.

Como “medida cautelar” a Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos procedeu à suspensão do funcionamento das torres de refrigeração da Longa Vida e da conserveira Ramirez, ambas no concelho de Matosinhos.

A Ramirez e o centro comercial Mar Shopping, também em Matosinhos, já tinham anunciado que não tinha sido detetada a presença de legionela nas infraestruturas analisadas.

A Câmara Municipal de Matosinhos garantiu que está a “acompanhar de perto e com preocupação o desenvolvimento” do surto.

“Independentemente do concelho onde se situem as instalações, o importante é que o foco tenha sido identificado e que esta situação possa, em breve, ser ultrapassada”, explicita a autarquia.

Na semana passada, o Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto.

Anúncio

País

Marcelo dá os parabéns a Miguel Oliveira por alegria em tempos de sacrifício

Motociclismo

em

Foto: DR

O Presidente da República deu hoje os parabéns ao piloto português Miguel Oliveira pela sua vitória no Grande Prémio de Portugal de MotoGP, considerando que representou uma alegria para os portugueses em tempos de sacrifício.

Numa mensagem transmitida à agência Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa deu os parabéns a Miguel Oliveira “pela sua extraordinária vitória de hoje, em Portimão, em Portugal”, felicitando também todos os portugueses “por este momento de alegria no meio de tantos meses de sacrifício e de sofrimento”.

“O desporto português, desta vez no motociclismo, demonstra ser do melhor do mundo. O Presidente da República agradece ao nosso campeão nesta prova tão simbólica o contributo que deu e dá para o reforço da vontade de triunfar em tantos outros domínios da vida nacional”, acrescentou o chefe de Estado.

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) venceu hoje o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, 14.ª e última prova deste campeonato, disputada no Autódromo Internacional do Algarve.

Esta foi a segunda vitória de Miguel Oliveira nesta temporada.

O piloto português subiu à nona posição no campeonato, que foi ganho pelo espanhol Joan Mir (Suzuki).

Continuar a ler

País

Creches e pré-escolar também encerram nas vésperas dos feriados de dezembro

Covid-19

em

Foto: DR

As creches e o pré-escolar também vão encerrar nas vésperas dos feriados de dezembro, a 30 de novembro e a 07 de dezembro.

A informação foi publicada no decreto-lei de regulamentação da aplicação do Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República.

Diz o decreto que “ficam igualmente suspensas as atividades letivas e não letivas e formativas em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário de educação pré-escolar, básica, secundária e superior e em equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou deficiência”, ou seja, creches.

Continuar a ler

País

Covid-19: Mais 73 mortos, 4.788 infetados e 3.540 recuperados no país

Covid-19

em

Foto: O MINHO / Arquivo

Portugal regista hoje mais 73 mortos e 4.788 novos infetados com covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela DGS.

3.091 dos novos casos são no Norte do país.

Há ainda a registar mais 3.540 recuperados nas últimas 24 horas.

No total acumulado, o país regista 3.897 mortos. 260.758 casos confirmados de infeção e 177.919 recuperados desde o início da pandemia.

Continuar a ler

Populares