Seguir o O MINHO

Braga

Descargas na barragem da Caniçada para “aliviar” albufeiras da bacia do Cávado

Em Vieira do Minho

em

Foto: Tiago Pereira

A EDP está a proceder a descargas de água na barragem da Caniçada, em Vieira do Minho, de forma a manter as albufeiras dentro das cotas definidas no volume de água, foi hoje anunciado.

Contactada por O MINHO, fonte oficial da EDP explicou que estas descargas foram resultado da elevada precipitação que ocorreu na terça-feira em toda a bacia do Cávado.

“Com as principais albufeiras a atingirem o nível de pleno armazenamento, procedeu-se ao descarregamento de modo controlado e de acordo com as normas em vigor”, sublinha a mesma fonte.

Este tipo de descarregamentos não têm uma periodicidade definida, dependendo sempre da precipitação e, consequentemente, das afluências às albufeiras, acrescenta ainda a EDP.

De acordo com a energética, este procedimento é necessário para manter a albufeira dentro das cotas definidas, de modo a manter a segurança de toda a estrutura e das pessoas e bens a jusante.

“Neste momento, a barragem da Caniçada é a única que está a descarregar para que se coloquem as albufeiras da bacia do Cávado a cotas que permitam uma melhor gestão das chuvas que estão previstas para os próximos dias”, refere a nota da EDP enviada em resposta às questões do nosso jornal.

Populares