Deputados do PSD querem porto de mar em Vila Praia de Âncora no Plano Nacional de Investimentos

Liliana Silva, Emília Cerqueira e Carlos Abreu Amorim
Foto: DR

Os três deputados do PSD eleitos pelo Alto Minho informaram hoje ter solicitado ao Ministério do Mar a inclusão do porto de mar de Vila Praia de Âncora, em Caminha, no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.

Em comunicado, Liliana Silva, Carlos Abreu Amorim e Emília Cerqueira defendem que “o quadro comunitário 2030 tem uma forte vertente de incentivos para a frente atlântica e deve ser aproveitado para resolver questões maiores e atenuar problemas existentes nos portos de mar que já existem em todo o país”.

“O Porto de mar em Vila Praia de Âncora tem um problema estrutural de génese que leva a assoreamentos constantes. Ao longo dos anos, os sucessivos governos têm despendido milhões de euros no seu desassoreamento de forma a permitir que os pescadores possam exercer a sua atividade económica de forma segura e produtiva”, sustentam.

Os deputados eleitos pelo distrito de Viana do Castelo acrescentam que, “uma boa forma de gestão do erário público seria aproveitar o quadro comunitário 2030, que se afigura com impulsos fortes e relevantes para a frente atlântica, para resolver o problema daquele porto, com uma obra estrutural e acabar de vez com esta fonte inesgotável, mas necessária, de despesa pública”.

O PNI abrange infraestruturas de nível nacional localizadas em Portugal Continental, com projetos ou programas com investimentos superiores a 75 milhões de euros e tem um horizonte temporal de 10 anos.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados