Seguir o O MINHO

Valença

Cruz volta a atravessar o rio Minho de barco numa Páscoa sem fronteiras em Valença

Pároco dá Cruz a beijar na margem espanhola numa tradição que se transformou numa verdadeira romaria galaico-minhota

em

Foto: Divulgação

A Cruz Pascal volta, este ano, a atravessar o Rio Minho, em Valença, num tradicional compasso pascal transfronteiriço. Esta tradição popular e religiosa, onde milhares de minhotos e galegos mostram a sua fé, repete-se na segunda-feira de Páscoa, às 17:00 horas.

O Santuário da Senhora da Cabeça, na freguesia valenciana de Cristelo Côvo, o Cais de Sobrado – Torron, em Tomiño (Galiza) e o rio Minho são os recintos de uma autêntica romaria galaico-minhota, que decorre sempre neste dia, e em que se destaca o emblemático Lanço da Cruz.

Ao entardecer, depois da visita pascal a Cristelo-Côvo, o pároco com a Cruz Pascal, entra num barco de pesca e dirige-se até à margem espanhola onde dá a cruz a beijar. Entretanto os pescadores lançam as redes benzidas ao rio. Todo o peixe que sair no lance é para o pároco, segundo explica fonte da autarquia a O MINHO.

Com o pároco português regressa, no barco, o pároco de Sobrado – Torron, concelho de Tomiño (Galiza), dando a cruz a beijar aos peregrinos que aguardam junto ao rio, na margem portuguesa.

Foto: Divulgação

Várias embarcações portuguesas e galegas acompanham este compasso pascal, numa castiça e autêntica procissão fluvial, nas águas do Minho.

Até à noite os sons das gaitas de foles misturam-se com os das concertinas, das castanholas, o rufar dos bombos e tambores numa autêntica romaria galaico-minhota.

Na terça-feira, merece especial referência a missa para os peregrinos da Galiza, celebrada em galego, por um padre da Galiza.

Neste dia também, por tradição, os peregrinos desfrutam dos seus merendeiros nas sombras do parque comendo, sobretudo, o que sobrou do carneiro ou cabrito da Páscoa.

A tradição do Lanço da Cruz é uma manifestação religiosa e popular muito acarinhada pelas populações da raia minhota que ano após ano atrai um maior número de populares e turistas.

Anúncio

Valença

Banda Sinfónica do Exército atua sexta-feira em Tui

No âmbito da eurocidade Tui e Valença

em

Foto: DR/Arquivo

A Banda Sinfónica do Exército Português atua na sexta-feira, pelas 21:30, no teatro municipal de Tui, em Espanha, num concerto de homenagem ao maestro Sousa Morais.

O espetáculo, com entrada gratuita, “realiza-se pela primeira vez, no âmbito da eurocidade Tui e Valença num concerto com a principal banda do Exército português, evocativa de tantas memórias das bandas militares e músicos que, ao longo de séculos, fizeram o seu percurso, também, na Praça-Forte de Valença”.

A atuação da Banda Sinfónica do Exército “abre um ciclo de concertos, em Valença e Tui, de homenagem ao maestro Sousa Morais, um dos principais compositores portugueses de sempre, com mais de 300 obras”.

“O percurso do maestro Sousa Morais começou em 1872, no Batalhão de Caçadores N.º 7, aquartelado na Praça-Forte de Valença, tendo percorrido Portugal sempre ligado à música, como músico, maestro, professor e compositor”, especifica o município minhoto.

Continuar a ler

Valença

Viagens de autocarro em Valença grátis à quarta-feira para ligar freguesias à cidade

Programa de Apoio à Redução Tarifária

em

A Câmara de Valença informou hoje que os transportes rodoviários (serviços de carreira) vão ser gratuitos à quarta-feira, entre as freguesias e a cidade.

A medida, segundo aquele município, enquadra-se no Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) e vai ser implementada a partir de quinta-feira e até 15 de dezembro.

A iniciativa “pretende, sobretudo, beneficiar a população que se desloca, à quarta-feira à feira semanal e abrange todos os residentes no concelho de Valença, de qualquer idade.

Os interessados deverão formular o pedido por escrito (formulário disponível nas juntas de freguesia, e associações sociais), para beneficiar do transporte gratuito.

Continuar a ler

Valença

Valença: Romaria em honra da senhora de Faro realiza-se na quinta-feira

Peregrinação e piquenique

em

Foto: DR/Arquivo

A romaria em honra da senhora de Faro, em Valença, vai voltar a cumprir-se, na quinta-feira, com uma peregrinação e um piquenique, informou hoje a câmara.

Em comunicado, o município adiantou que “a peregrinação a pé ao monte de Faro é o ponto alto das celebrações religiosas das Festas de Valença, de devoção a Nossa Senhora do Faro e que atrai muitos peregrinos do norte de Portugal e da Galiza”.

“Centenas de peregrinos participam nesta secular peregrinação penitencial que, às 08:00, sai da igreja da colegiada de Santo Estevão, na cidade, 0 e termina na capela do Faro, no topo do monte, cerca das 11:00”, num percurso de 7,5 quilómetros explica a autarquia.

Para as 11:15, está programada a celebração eucarística, seguida de um “mega” piquenique, no parque de merendas do monte de Faro, sendo que a tradição “manda” que o farnel inclua o cabrito assado no forno a lenha.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares