Seguir o O MINHO

Futebol

Cristiano Ronaldo nomeado para o prémio ‘The Best’ da FIFA

em

Foto: Twitter

O internacional português Cristiano Ronaldo integra a lista de 10 nomeados para o prémio ‘The Best’, através do qual a FIFA distingue o melhor futebolista da época 2018/2019 e que o avançado já conquistou duas vezes.


Na sua primeira temporada na Juventus, o jogador português, de 34 anos, conquistou o campeonato italiano e a Supertaça italiana. Com Portugal, Ronaldo levantou o troféu da primeira edição da Liga das Nações.

No total, Ronaldo fez 28 golos nos 43 jogos que fez com a camisola da Juventus e juntou ainda três na fase final da Liga das Nações, com a seleção lusa. No total, em 2018/19, marcou 31 tentos, em 47 encontros.

Além do único português na lista, eleito melhor jogador do mundo em 2008, 2013, 2015, 2016 e 2016/2017, destaca-se a presença do internacional argentino Lionel Messi, distinguido também por cinco vezes (2009, 2010, 2011, 2012 e 2014), e a ausência do croata Luka Modric, vencedor da última temporada.

Messi foi o melhor marcador da Liga dos Campeões, com 12 golos, e da Liga espanhola, com 36, que lhe valeram uma sexta ‘Bota de Ouro’ e ajudaram o FC Barcelona a conquistar o campeonato. O avançado argentino terminou a temporada com 51 tentos pelos catalães. Somando a Argentina, foram 54 golos, em 58 jogos.

Integram também a lista o egípcio Mohamed Salah, o senegalês Sadio Mané e o holandês Virgil van Dijk, que ajudaram o Liverpool a conquistar a Liga dos Campeões, e os também holandeses Frenkie de Jong (agora no FC Barcelona) e Matthijs de Ligt (contratado pela Juventus), que foram determinantes na campanha do Ajax, que venceu campeonato e taça do seu país e alcançou com surpresa as meias-finais da ‘Champions’.

Entre os nomeados, selecionados por um “painel de peritos em futebol”, pelo desempenho entre 16 de julho de 2018 a 19 de julho de 2019 estão ainda o francês Kylian Mbappé (Paris-Saint-Germain), o belga Eden Hazard (Chelsea, agora Real Madrid) e o inglês Harry Kane (Tottenham).

O português Bernardo Silva, do Manchester City, ficou de fora da lista final de 10 nomeados, na qual não consta qualquer jogador dos ‘citizens’, que conquistaram todos os títulos em Inglaterra (campeonato, Taça de Inglaterra, Taça da Liga e Supertaça).

Entre as futebolistas, destaque para a presença de quatro campeãs mundiais pelos Estados Unidos: Julie Ertz (Chicago Red Stars), Rose Lavelle (Washington Spirit), Alex Morgan (Orlando Pride) e Megan Rapinoe (Reign FC), melhor jogadora do França2019.

Os vencedores dos prémios ‘The Best’ serão conhecidos em 23 de setembro, no teatro Scala, em Milão. A votação para a atribuição dos galardões será feita por adeptos, através da internet, juntamente com selecionadores nacionais e respetivos capitães.

Lista dos candidatos 

– Melhor jogador:

Cristiano Ronaldo (Portugal/Juventus)

Lionel Messi (Argentina/FC Barcelona)

Mohamed Salah (Egito/Liverpool)

Sadio Mané (Senegal/Liverpool)

Virgil van Dijk (Holanda/Liverpool)

Frenkie de Jong (Holanda/Ajax)

Matthijs de Ligt (Holanda/Ajax)

Kylian Mbappé (França/Paris Saint-Germain)

Eden Hazard (Bélgica/Chelsea)

Harry Kane (Inglaterra/Tottenham)

– Melhor jogadora:

Lucy Bronze (Inglaterra/Lyon)

Ellen White (Inglaterra/Manchester City)

Julie Ertz (Estados Unidos/Chicago Red Stars)

Rose Lavelle (Estados Unidos/Washington Spirit)

Alex Morgan (Estados Unidos/Orlando Pride)

Megan Rapinoe (Estados Unidos/Reign FC)

Caroline Hansen (Noruega/FC Barcelona)

Ada Stolsmo (Noruega/Lyon)

Amandine Henry (França/Lyon)

Wendie Renard (França/Lyon)

Sam Kerr (Austrália/Chicago Red Stars)

Vivianne Miedema (Holanda/Arsenal)

– Melhor treinador de masculinos:

Fernando Santos (Portugal/Seleção portuguesa).

Didier Deschamps (França/Seleção francesa).

Pep Guardiola (Espanha/Manchester City)

Jürgen Klopp (Alemanha/Liverpool)

Maurício Pochettino (Argentina/Tottenham)

Tite (Brasil/Seleção brasileira)

Erik ten Hag (Holanda/Ajax)

Ricardo Gareca (Argentina/Seleção peruana)

Djamel Belmadi (Argélia/Seleção argelina)

Marcelo Gallardo (Argentina/River Plate)

– Melhor treinador de femininos:

Jill Ellis (Estados Unidos/Seleção dos Estados Unidos).

Milena Bertolini (Itália/Seleção italiana).

Phil Neville (Inglaterra/Seleção inglesa).

Peter Gerhardsson (Suécia/Seleção sueca).

Futoshi Ikeda (Japão/seleção japonesa de sub-20).

Antónia Is (Espanha/seleção espanhola de sub-17).

Joe Montemurro (Austrália/Arsenal).

Reynald Pedros (França/Lyon).

Paul Riley (Inglaterra/North Carolina Courage).

Sarina Wiegman (Holanda/Seleção holandesa).

Anúncio

Futebol

Gil Vicente sem casos positivos nos testes mais recentes

Covid-19

em

Foto: Gil Vicente FC / Facebook (Arquivo)

Os jogadores e restantes elementos do Gil Vicente testados à covid-19 na terça-feira e hoje tiveram resultados negativos, adiantou hoje à Lusa fonte oficial do clube da I Liga portuguesa de futebol.

Os resultados foram conhecidos após terem sido “garantidamente detetados” 18 casos de infeção pelo novo coronavírus no clube barcelense – 10 em futebolistas, cinco em elementos da equipa técnica e da restante estrutura, entre os quais o treinador principal, Rui Almeida, e três em pessoas sem ligação ao futebol profissional, informou a mesma fonte.

Impedido de treinar no relvado pelo delegado de saúde local, o plantel gilista está de quarentena, apesar da breve interrupção na quarta-feira, e viu ser adiado o desafio da primeira jornada do campeonato, agendado para as 18:30 de sábado, frente ao Sporting, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, após a decisão das autoridades de saúde, anunciada na quinta-feira.

O clube ‘verde e branco’ também registou casos positivos de covid-19 e teve de cancelar um jogo amigável com os italianos do Nápoles, agendado para o passado domingo.

O encontro entre ‘leões’ e ‘galos’ é, aliás, o primeiro do principal campeonato português a ser adiado devido à pandemia de covid-19, depois dos embates da II Liga, entre Feirense e Desportivo de Chaves, na passada sexta-feira, e entre Académico de Viseu e Académica, no passado sábado, terem sido adiados pela mesma razão.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 946.727 mortos e mais de 30,2 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.894 pessoas dos 67.176 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Continuar a ler

Futebol

Vitória já não vai ter sócios na bancada presidencial

ARS Norte

em

Foto: Facebook VSC

As autoridades de saúde emitiram um “parecer desfavorável” à presença de sócios convidados em cada jogo caseiro do Vitória de Guimarães para a I Liga de futebol, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).

O clube vimaranense anunciou, na quarta-feira, que ia sortear 40 sócios para assistirem aos jogos na tribuna presidencial do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, a partir da terceira jornada, frente ao Paços de Ferreira, em 02 de outubro, após rejeitada a iniciativa para o jogo de hoje com o Belenenses SAD, mas a ARS Norte emitiu hoje um comunicado sobre a situação, limitando-se a dizer que “não é permitida a presença de público” nos estádios.

“Torna-se necessário clarificar que, em concordância com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 70-A/2020, de 11 de setembro de 2020, e as orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS), as Autoridades de Saúde de nível nacional, regional e local comunicaram o seu parecer desfavorável, não permitindo a presença de público”, lê-se no comunicado.

Essa resolução indica, no artigo 22.º, que “a prática de atividade física e desportiva, em contexto de treino e em contexto competitivo, incluindo a I Liga de futebol profissional, pode ser realizada sem público, desde que no cumprimento das orientações definidas pela DGS”.

O clube minhoto adiantou, na quarta-feira, que a ARS Norte rejeitou a iniciativa para o duelo com o Belenenses SAD, da primeira jornada da I Liga, “face ao atual cenário epidemiológico na cidade de Guimarães”.

A presidente da Direção-Geral da Saúde (DGS), Graça Freitas, adiantou, na segunda-feira, que Guimarães é um dos concelhos com “maior incidência” de novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes, juntando-se ao concelho de Vila Nova de Gaia e à região de Lisboa e Vale do Tejo como uma das “zonas mais críticas” do país.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 946.727 mortos e mais de 30,2 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.894 pessoas dos 67.176 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Continuar a ler

Futebol

Tomás Esteves, inscrito pelo FC Porto, mantém mítica camisola 2

Futebol

em

Foto: Twitter / FC Porto (Arquivo)

O futebolista Tomás Esteves, natural de Arcos de Valdevez, é opção para o treinador do FC Porto no jogo deste sábado frente ao SC Braga.

O nome do promissor lateral dos dragões não estava na listagem divulgada esta sexta-feira pela Liga Portugal, dando azo a comentários de que o jovem pudesse estar de saída para outras paragens, depois de anunciado o interesse do Wolverhampton, de Inglaterra.

No entanto, diz o Jornal de Notícias, houve um erro na listagem e afinal Tomás Esteves volta a envergar a mítica camisola 2 dos azuis-e-brancos nesta temporada.

Esta sexta-feira, em conferência de imprensa, o treinador Sérgio Conceição admitiu que os 33 jogadores que se apresentaram a treinos no Olival compõe um número excessivo, pelo que alguns deverão ser transferidos, como é o caso de Osorio, Diogo Queirós, Aboubakar ou Zé Luís.

“Falando dos 33, obviamente que são muitos jogadores. Na minha opinião acaba por ser mais prejudicial do que benéfico para o trabalho diário e a preparação dos jogos. Se perguntar a todos os outros treinadores da Liga, se calhar eles vão dizer o mesmo que eu”, disse.

Lista de jogadores do FC Porto inscritos na I Liga

Guarda-redes
1 – Marchesín
99 – Diogo Costa
14 – Cláudio Ramos
71 – Meixedo

Defesas
2- Tomás Esteves
15 – Carraça
18 – Manafá
3 – Pepe
19 – Mbemba
4 – Diogo Leite
13 – Alex Telles
12 – Zaidu

Médios
22 – Danilo
6 – Loum
8 – Uribe
21 – Romário Baró
27 – Sérgio Oliveira
25 – Otávio

Avançados
17 – Corona
10 – Nakajima
7 – Luis Díaz
11 – Marega
9 – Taremi
29 – Soares
30 – Evanilson
23- João Mário
50 – Fábio Vieira

Continuar a ler

Populares