Seguir o O MINHO

Braga

Covid-19: Centro de rastreio ‘drive thru’ em Braga entrou hoje em funcionamento

Com capacidade para 150 testes por dia, os cidadãos não necessitam de sair da viatura

em

Fotos: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um centro de rastreio para despistagem da Covid-19 entrou hoje em funcionamento no parque de estacionamento do Altice Forum de Braga.


Os testes realizam-se em modelo ‘drive thru’, ou seja, os cidadãos não necessitam de sair da sua viatura para efetuar o diagnóstico.

Foto: Paulo Jorge Magalhães

A iniciativa envolve o município de Braga e a InvestBraga, em coordenação com a Administração de Saúde do Norte (ARSN) e com a Unilabs Portugal.

A colheita de amostras para rastreio da doença está já a ser efetuada e destina-se preferencialmente a cidadãos suspeitos de infeção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O objetivo é testar doentes, complementando os serviços hospitalares existentes, em condições de conforto e segurança.

Ricardo Rio explicou que aquele centro de rastreio está, em primeira linha, ao dispor do SNS, mas no caso de ter capacidade sobrante irá estender-se a outras instituições e permitir que possam realizar testes para os seus colaboradores.

“Estamos, desta forma, a reforçar a capacidade de resposta no nosso concelho. Sabemos que o número de casos irá crescer à medida que mais testes sejam realizados e queremos assegurar o isolamento imediato dessas pessoas”, disse o autarca.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O centro tem capacidade para 150 testes por dia.

Os resultados serão depois enviados diretamente para o paciente e para as autoridades de Saúde Pública num prazo de 24 a 72 horas.

O centro de rastreio apenas funciona por marcação prévia e não permite a realização de testes casuais.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Os cidadãos só podem deslocar-se para o local se tiverem marcação e devem fazê-lo à hora que lhes for comunicado.

A iniciativa envolve o município de Braga e a InvestBraga, em coordenação com a Administração de Saúde do Norte (ARSN) e com a Unilabs Portugal. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Desta forma serão evitados os constrangimentos de tráfego ou aglomerados que podem colocar em causa o funcionamento e o atendimento atempado e eficiente dos suspeitos ou doentes.

Covid-19: Número de mortes sobe para três no concelho de Braga

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram. Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia. Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal há 23 mortes, três das quais registadas no concelho de Braga, e 2.060 infeções confirmadas. O país está em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Anúncio

Braga

Carro onde seguia casal de Ponte de Lima arde em Braga

Incêndio rodoviário

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um casal de Ponte de Lima não ganhou para o susto quando o carro onde seguiam começou a arder, na noite desta sexta-feira, em Braga.

Ao que apurámos, o casal seguia na Rua Martins Sarmento, junto à Escola Secundária Carlos Amarante, quando o Peugeot 205 no qual seguiam se incendiou, quando se preparavam para abastecer com gasolina.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O homem ainda utilizou um pequeno cobertor para apagar o fogo, mas não teve sucesso.

Para o local, cerca das 22:50, foram mobilizados oito operacionais da Companhia de Bombeiros Sapadores com duas viaturas e uma patrulha da PSP.

Uma ambulância foi destacada mas o homem, que tinha inalado fumo, rejeitou assistência.

Uma equipa dos Sapadores irá proceder à limpeza de via.

A PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Braga

Movimento cívico quer drones a fiscalizar o rio Este

Poluição

em

Foto: Braga para Todos

O movimento cívico Braga para Todos apelou, esta sexta-feira, à utilização de drones e robôs para fiscalizar as descargas ilegais no rio Este, em Braga, de forma a punir “os atos criminosos”.

Em comunicado, aquele movimento denuncia nova descarga ilegal durante esta sexta-feira, na freguesia de Ferreiros, pedindo “medidas sérias” contra os crimes ambientais.

O movimento dá o exemplo de um robô que identifica origem de descargas no rio Vizela, apelando a que algo similar ocorra em Braga.

No documento deixam algumas críticas à autarquia e demandam urgência em apanhar os culpados, apontando ser “difícil” detetar a origem das descargas.

Pedem drones durante o dia, “nas áreas mais comuns das descargas”, mas pedem também mais inspeções às condutas através de um robô que capte imagens para verificar a proveniência.

Continuar a ler

Braga

Mais 205 casos de covid-19 nos últimos quatro dias no concelho de Braga

Covid-19

em

Foto: O MINHO (arquivo)

O concelho de Braga registou mais 37 casos de infeção por covid-19 em 24 horas e mais 205 desde a passada segunda-feira.

Estes dados, apurados por O MINHO junto de fonte local da saúde, foram atualizados esta sexta-feira.

Em termos acumulados, são 2.460 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus.

Não foi possível apurar o número de casos ativos, bem como o número de pessoas em vigilância ou recuperados, ao longo da semana.

Na semana passada, o concelho registava 1.579 casos de recuperações do SARS CoV-2 desde o início da pandemia.

No último balanço, registavam-se 74 óbitos, número que se mantinha igual desde 16 de junho.

De acordo com os dados de sábado passado, o número de pessoas em isolamento sob vigilância da autoridade de saúde era de 605.

Continuar a ler

Populares