Seguir o O MINHO

Alto Minho

António Costa faz comício em Viana após “surto de desenvolvimento sem paralelo” no distrito

Candidato do PS regressa ao Largo da Estação, na próxima sexta-feira

em

O candidato do PS nas próximas eleições legislativas de 06 de outubro, António Costa encerrará o comício do Partido Socialista (PS) em Viana do Castelo, que terá lugar na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, pelas 21:00, no Largo da Estação, anunciou hoje fonte da candidatura.

Esta será ocasião para o Secretário-Geral do PS dirigir-se aos alto minhotos, num comício que contará igualmente com a intervenção de Tiago Brandão Rodrigues, cabeça de lista dos candidatos socialistas pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.

“A presença de António Costa e dos candidatos do PS neste encontro com os alto minhotos é um momento de reafirmação do forte compromisso deste partido com o desenvolvimento sustentável do distrito de Viana do Castelo, depois de uma legislatura marcada por um surto de desenvolvimento sem paralelo neste território”, destacam os socialistas numa nota enviada a O MINHO.

No mesmo texto, o PS apresenta, ainda, alguns números do balanço que é feito da governação dos últimos quatro anos.

“A criação de 8 mil novos postos de trabalho no setor industrial, o investimento de 83 milhões de euros na modernização da Linha do Minho, os 32 milhões de euros destinados à modernização das escolas públicas e os mais de 15 milhões aprovados para a construção de novas estradas no distrito são resultados concretos desse compromisso, numa legislatura marcada pela redução histórica do desemprego e pelo crescimento económico, pela melhoria de rendimentos e pela redução da pobreza, com contas certas e credibilidade internacional”, salienta.

O Alto Minho, com uma média de 231.568 residentes em 2018 e a taxa mais baixa de desemprego do país, volta a eleger, nas eleições legislativas de outubro, seis deputados.

Viana do Castelo liderava no distrito a lista dos 10 concelhos com mais habitantes (em média 84.825) e Melgaço, o concelho mais setentrional do país, era o menos habitado, com 8.197 pessoas.

De acordo com o mapa oficial publicado em 12 de agosto em Diário da República, os 240.942 eleitores deste círculo eleitoral vão eleger seis representantes para a Assembleia da Republica.

Eleições/Viana do Castelo: Distrito envelhecido volta a eleger seis deputados

Nas legislativas de 2015, a abstenção fixou-se nos 49,25% (a nível nacional situou-se nos 43,01%).

A coligação PSD/CDS-PP conquistou 45,54% dos votos e elegeu Carlos Abreu Amorim, Luís Campos Ferreira, Maria Emília Cerqueira e Abel Lima Baptista.

O PS somou 29,82% dos votos e elegeu Tiago Brandão Rodrigues e José Manuel Vaz Carpinteira. O Bloco de Esquerda contou com 7,96% dos votos, a CDU 5,24%, e o PAN 0,85%.

Populares