Seguir o O MINHO

Famalicão

Coordenadora do BE encontra-se com os trabalhadores da Ricon

em

Foto: DR/Arquivo

Catarina Martins, coordenadora nacional do BE, e Pedro Soares, deputado na AR eleito pelo circulo eleitoral de Braga, estão, amanhã, sexta-feira, à tarde, com os trabalhadores da Ricon, em Vila Nova de Famalicão, para “exigir que os direitos das/os trabalhadores sejam respeitados”.

A visita acontece depois de ter sido declarada a insolvência de um os maiores grupos têxteis do país, a Ricon, e os trabalhadores já terem começado a receber cartas de despedimento. O Bloco lembra que já tinha questionado o Governo sobre a situação da Ricon e alertado para a necessidade de um intervenção que procurasse salvaguardar os postos de trabalho e garantisse os direitos destes trabalhadores, vitimas da excessiva dependência de um só cliente e das duvidosas opções dos patrões da Ricon.

O Governo respondeu ao Bloco com a afirmação de que estaria empenhado na continuidade da laboração da empresa, mas os resultados estão à vista.

No entanto, o desemprego já está a bater à porta destes trabalhadores do Vale do Ave, que, mesmo sem ter acontecido a Assembleia de Credores, já foram notificadas do despedimento. Esta precipitação no sentido da liquidação e encerramento da empresa, bem como do despedimento dos trabalhadores não se compagina com os trâmites em que este processo deve decorrer nem com o espírito do processo de insolvência que é o de permitir criar condições para a recuperação da empresa.

EM FOCO

Populares