Arquivo

Conhecer plantas aromáticas e medicinais em Celorico de Basto

Conhecer plantas aromáticas e medicinais em celorico de basto
Urtiga-morta. Foto: CM Celorico de Basto

A Câmara de Celorico de Basto promove, no sábado e domingo, a I Festa das Plantas Aromáticas e Medicinais.

Esta festa, que conta com o apoio do projeto “A Recolectora” com a herbalista Fernanda Botelho, irá “dar a conhecer” muitas destas plantas e mostrar aos participantes as suas especificidades e particularidades.

Serão desenvolvidas duas ações em particular, uma no sábado – workshop de medicina herbal “Farmácia do Baldio” – e uma no domingo – designada Verde Adentro – Caminhada/aula andante e comida bravia nas margens do rio Freixieiro, com a participação da chef Maria Tavares que confecionará pratos gastronómicos com essas ervas.

Será ainda destaque, no sábadom a ação “PAM, da Semente à alma” apresentação do BPGV – Banco Português de Geoplasma Vegetal, com a missão, estratégia e coleção conservada e a Oficina de Ilustração Botânica em Azulejo (em jeito de comemoração do Dia do Azulejo), pelo pintor Francisco Cunha.

No domingok é destaque a ação “Tea Experience – Talk, Eat, Act” – Uma experiência gastronómica com pairing de infusões. No mesmo dia realiza-se também a oficina de desenho de Observação – “o Chá em Postais”.

Todas estas atividades são de inscrição obrigatória sendo que as inscrições esgotaram poucos
dias após ter sido lançado o cartaz.

Contudo, estão previstas atividades abertas ao público, sem qualquer inscrição prévia. Como a cerimónia de inauguração do certame, agendada para as 10:00, do dia 06 de maio.

Neste dia haverá ainda uma ação de sensibilização pela Resinorte sobre “Semear e cuidar do ambiente”. No domingo, a Comunidade poderá participar na caminhada da Urge e da Carqueja, uma atividade promovida pela Associação Bastomove.te que também exige inscrição.

O espaço da Festa contará ainda com outras atividades disponíveis para a participação da comunidade, como o mercado de “Sabores e Aromas”, a atuação de Eiró (Música tradicional), e animação permanente.

Maria José Marinho, vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto, diz que “este interesse em ervas aromáticas e medicinais surgiu pela quantidade de plantas silvestres existentes” nauqele território.

As múltiplas caminhadas que temos vindo a desenvolver despertaram, ainda mais o interesse em plantas que poderão ter usos variados quer para a saúde, na cosmética ou na alimentação. Os seus usos são infindáveis e por isso decidimos realizar um evento, com especialistas para nos dar a conhecer esta riqueza natural”, explicou a autarca.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Costa associa universalidade da língua portuguesa à luta pela liberdade

Costa associa universalidade da língua portuguesa à luta pela liberdade

Próximo Artigo
Há 50 anos que manuel luís dita as modas em viana do castelo

Há 50 anos que Manuel Luís dita as modas em Viana do Castelo

Artigos Relacionados