Braga
Comércio e serviços de Braga movimentaram em pagamentos eletrónicos 1,27 mil milhões
Em 2021
em
Por
Luís MoreiraO presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, realçou, na Semana da Economia, no Forum Altice que o concelho é, também, uma referência no Comércio e Serviços, asserção que exemplificou com o facto de, em 2021, as operações de pagamento eletrónico terem atingido 1,27 mil milhões de euros (+ 12,7% face a 2020).
Revelou que os pagamentos com cartões estrangeiros chegaram aos 66,4 milhões de euros, sendo a França o país que mais gastou (45% ), seguido pela Espanha (12%). Já no que toca à Restauração, em 2021, adiantou que as operações de pagamento eletrónico – multibanco e outros – chegaram aos 77,1 milhões de euros, mais 30,5% face a 2020, mas ainda menos 17,2% do que em 2019.
Assinalou, também, que os pagamentos com cartões estrangeiros somaram 4,75 milhões de euros, sendo, de novo, a França (38% ) e a Espanha (23%), os maiores consumidores.
402 mil dormidas
Já no que toca ao Alojamento, Rio adiantou que, no ano passado, se registaram 402.134 dormidas, que correspondem a mais 52, 5% face a 2020, mas ainda menos 37, 1% face a 2019, ano do começo da pandemia.
Lembrou que o investimento em novos hotéis continua apontando os casos do do grupo ENDUTEX/MOOV – 92 quartos, Hoti Hotéis/Meliá – 110 quartos e Iconic Moneuver/Carmo – 72 quartos.
Ao que O MINHO soube, o número de dormidas tem crescido muito este ano, com a realização de congressos e eventos desportivos diversos, como sucedeu com a Rampa da Falperra, o Congresso dos Enfermeiros e o Enterro da Gata. A hotelaria beneficia, ainda, da reativação do programa Erasmus +, que traz à cidade, para estágios, jovens profissionais de toda a Europa.
Na Semana da Economia, o autarca lembrou, também, que Braga está no lote das quatro cidades finalistas na corrida ao título de Capital Europeia da Cultura em 2027, e que, entre 2014/22, 103 embaixadores estrangeiros visitaram a urbe.
Na ocasião, enumerou vários apoios proporcionados às empresas pelo Programa GATE – Gabinete de Apoio ao Tecido Empresarial, da InvestBraga, entre os quais os destinados a apoiar a restauração.
“Vive a cidade como um turista”
Ontem, o Município, em colaboração com a Cooperativa Minho de Porta Aberta, e o Curso de Turismo da UCP Braga (Universidade Católica), promoveu uma ação (Small Scale Action) subordinada ao tema ‘Vive a cidade como um turista’.
Esta iniciativa, coordenada por António Barroso, decorreu no âmbito do projeto europeu #URBACT – Tourism – Friendly Cities – direcionado e vocacionado para a sustentabilidade na área do turismo, tendo-se destinado, numa primeira abordagem, aos munícipes do Concelho.
Os seus objetivos passaram pela “avaliação e monitorização das perceções dos residentes locais, sensibilizando-os para a oportunidade e relevância das boas práticas de um turismo mais sustentável e, simultaneamente, apresentar-lhes a cidade numa outra perspetiva, isto é, “vestindo a pele” do visitante/turista e contribuindo assim para, de certa forma, se atingir a simbiose perfeita entre o residente e o turista.
O evento teve o seu epílogo no Museu Nogueira da Silva, com uma prova e degustação de produtos regionais especialmente relacionados com a oferta gastronómica bracarense.
Leia Também
-
Mariana Machado campeã de Portugal dos 5.000 metros
-
Detido por disparar tiro para o ar à porta do cemitério de Braga
-
Detido cúmplice da morte de jovem que foi baleado à porta de um café em Braga
-
Crise nas Urgências de Obstetrícia de Braga leva ao adiamento de 70 consultas
-
Grupo DST vai construir e comercializar 700 apartamentos no Minho
-
Vanessa Carvalho e Rui Teixeira vencem Corrida de São João de Braga
Populares
-
BragaHá 1 dia
Braga: Alcoolizado abalroa ambulância com doentes para hemodiálise (e tenta fugir)
-
BragaHá 1 dia
Conduta rebenta e deixa parte da cidade de Braga sem água
-
BragaHá 1 dia
Homem atropelado fora da passadeira é projetado 5 metros em Braga
-
BarcelosHá 1 dia
Mulher morre em casa em Barcelos com sinais de violência