Seguir o O MINHO

Braga

Coligação quer ‘tirar’ aos socialistas presidência da freguesia que mais cresce em Braga

João Nogueira quer “dar vida e identidade” a Gualtar

em

Foto: Divulgação

João Nogueira foi esta sexta-feira apresentado como candidato da coligação Juntos Por Braga à freguesia de Gualtar, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara e recandidato da coligação Ricardo Rio.

O autarca não hesitou em garantir que os gualtarenses podem confiar na equipa liderada por João Nogueira.

“Nós podemos confiar nesta equipa. É por isso hoje que queria não só associar-me a esta candidatura, mas dizer que da mesma maneira que tive muito orgulho daqueles que me acompanharam até aqui, tenho hoje também uma enorme expectativa e um enorme otimismo em relação à equipa liderada pelo João Nogueira. É um líder nato e tem todo o perfil para hoje assumir este papel que está a protagonizar: de ser alguém que motiva aqueles que o rodeiam para a concretização de novas ambições e para permitir que os gualtarenses depositem toda a confiança nesta equipa para os próximos quatro anos de governo da Junta de Freguesia”, disse.

“Sobre o futuro de Gualtar, Ricardo Rio espera poder contar com alguém que partilhe a visão do Município para que também naquele território as ambições sejam ilimitadas. E há tanto para fazer, desde logo a Innovation Eco Village que será instalada na Quinta dos Peões, a ligação ao Parque Eco Monumental das Sete Fontes, a ampliação das zonas de lazer, bem como um conjunto alargado de valências que vão servir melhor os gualtarenses, mas que vão ser também fundamentais para o desenvolvimento do concelho”, considera a coligação.

“Nós queremos que Gualtar seja cada vez mais um exemplo de desenvolvimento qualificado. Não basta crescer. É preciso crescer com qualidade. Conseguir com que quem aqui se fixa tenha espaços públicos capacitados, tenha valências que correspondam às suas necessidades e que sejam capazes de promover um outro ordenamento do território”, considerou Ricardo Rio, aludindo às recentes notícias que dão conta de que Gualtar foi uma das freguesias que mais cresceu em termos relativos em população ao longo dos últimos 10 anos, em Portugal.

Num discurso emotivo, João Nogueira começou por dizer que é uma honra poder servir a comunidade que o acolheu há mais de 20 anos, que o fez crescer como cidadão, marido, pai, professor e homem.

Depois de agradecer o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor Luís Marques – agora mandatário de João Nogueira nesta candidatura –, depois de deixar uma mensagem de esperança aos jovens para que possam acreditar que vale a pena participar ativamente na política, dirigindo-se em particular à sua mandatária de juventude Sara Magalhães, o candidato centrou o seu discurso no essencial: o futuro de Gualtar.

“Esta candidatura é de todos os gualtarenses. Dos gualtarenses que acreditam que é possível fazer muito mais por Gualtar. Dos gualtarenses que se orgulham na sua terra natal ou dos que escolheram esta freguesia para viver. Todos somos Gualtar. Queremos que todos sintam Gualtar na sua casa. Queremos apoiar uma comunidade com história, cultura e tradição”, disse, referindo a necessidade de reforçar a ligação da comunidade como o seu património, o comércio instalado em Gualtar e com a academia.

João Nogueira referiu a ambição de poder contribuir para construir uma cidade a partir de Gualtar, “porque a cidade não acaba na Universidade do Minho”. Mas para isso considera que não basta hastear a bandeira com mais crescimento demográfico do município. “Ser Gualtar é muito mais do que a contagem de registos de residências. É preciso dar vida e identidade a Gualtar e aos gualtarenses. Todos sabemos o quanto há a fazer para que isso seja uma realidade”, disse o candidato.

Populares