Seguir o O MINHO

Braga

Cientistas de renome internacional reúnem no INL em Braga

em

Entre os dias 5 e 9 de outubro, o Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL) recebe o 78º IUVSTA Workshop, organizado pelo Centro de Física da Universidade do Minho e intitulado `New Horizons in oxynitride thin films: from synthesis to applications´.

A International Union for Vacuum Science, Technique and Applications (IUVSTA) é uma das mais importantes associações de cariz científico, que todos os anos reúne um conjunto de cientistas de renome com responsáveis de indústrias internacionais, num workshop que via a partilha de conhecimentos e experiências, num total de 60 participantes.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, afirmou na sessão de abertura do evento que este trará uma ´ampla projeção internacional à cidade´.

“É um orgulho para Braga ser palco de iniciativas desta natureza, sendo que se trata também de um reconhecimento do valor do trabalho que tem vindo a ser efetuado pelos nossos centros de investigação”, disse, garantindo ainda que os participantes no Workshop poderão usufruir da oportunidade para conhecer Braga e tudo o que esta tem para oferecer nas mais diversas áreas.

Os oxinitretos representam um grupo de materiais de crescente importância tecnológica que têm sido extensamente investigados nos últimos anos, especialmente devido às suas propriedades notáveis em vários domínios diferentes, que incluem proteção de superfície ou aplicações ópticas e elétricas.

“Este será um importante fórum para inspirar o intercâmbio internacional e interdisciplinar entre os participantes. É minha forte convicção de que o Workshop irá criar sementes e agir como um catalisador para novas abordagens sobre o tema, assim como incentivar a cooperação entre grupos de pesquisa e industriais tradicionais”, garantiu Filipe Vaz, Pró-Reitor da Universidade do Minho.

Populares