Seguir o O MINHO

Barcelos

Ciclovia urbana vai passar em 28 ruas e praças de Barcelos

Mobilidade

em

Fonte: CM Barcelos / Arquivo

Está aberto o concurso público para a construção de uma rede de ciclovias urbanas numa extensão de 8.394 metros ao longo de 28 ruas e praças de Barcelos e Arcozelo, naquele município, foi hoje anunciado. Esta obra visa ainda a melhoria das condições operacionais e de rebatimento do transporte público.

Em comunicado, a autarquia aponta o valor de base de 3.380.424,91 euros (IVA incluído) e um prazo de 365 dias, com o financiamento incluído no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e integrado na medida 1.2. do Plano de Ação Mobilidade Sustentável.

A rede de ciclovias terá uma extensão de 8.394 metros e vai ser realizada em 28 ruas e praças de Barcelos e Arcozelo. Nas ruas mais estreitas serão criadas “condições para a coexistência entre veículos” e os canais ciciáveis terão separadores em plástico reciclado, “resistentes e galgáveis, bem visíveis e com refletores”.

“Serão, também, construídas passadeiras inteligentes, dotadas de sensores que detetam a presença do peão acionando sinais luminosos”, avança o município.

Por grande parte do percurso se encontrar “ao nível da rodovia”, interferindo com o acesso de passageiros aos transportes públicos, a autarquia vai “desenhar novas paragens com uma plataforma colocada a 25 centímetros acima do piso rodoviário”, para garantir facilidade de acesso e segurança.

“A operação tem como objetivos gerais apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono, através da mobilidade urbana sustentável e dos modos suaves num centro urbano de nível superior e a promoção de estratégias de baixo teor de carbono em zona urbana, concretizando um dos principais objetivos ambientais previstos na estratégia Europa 2020”, pode ler-se na nota enviada à imprensa.

Populares