A estação ferroviária das Fontainhas, em Balasar, concelho da Póvoa de Varzim, foi recuperada através de um investimento de 400 mil euros, estando agora disponível para receber um espaço comercial.
A inauguração da requalificação foi feita no passado fim de semana, e apontou à “reabilitação estrutural do edifício e a requalificação de toda a zona envolvente”, referiu o presidente da Câmara, Aires Pereira.
Em breve, adiantou, abre um concurso público de exploração da cafetaria, uma “oportunidade para mais investimento privado, produção de riqueza local e criação de postos de trabalho”.
O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim espera que este espaço “seja um ponto de referência para os peões e ciclistas, funcionando como um ponto de encontro numa zona altamente frequentada graças à ecovia, que se insere numa rede total de 42 km em todo o concelho da Póvoa de Varzim, estendendo-se ao concelho de Famalicão.
No futuro, e além da preocupação com a viabilização da construção do nó da A7, Aires Pereira adiantou que “iremos avançar em definitivo para a construção da rede de saneamento da freguesia de Balasar e colocar esse equipamento ao serviço de todos”.
No seu discurso, não ficou esquecido o investimento de mais de 8 milhões de euros na recuperação da antiga escola C+S de Rates, que também serve as freguesias de Laúndos e de Balasar.