Seguir o O MINHO

Alto Minho

Casa cheia na abertura do Barca Jovem

Cultura

em

Foto: Divulgação

Foi com casa cheia que se deu ontem, 12 de agosto, o arranque do Barca Jovem, em Ponte da Barca, com os concertos de MadMan e Holly Hood, altura em que se assinalou também o Dia Internacional da Juventude.

A noite aqueceu ao ritmo do rap e deu o mote para um mês inteiro de atividades pensadas em parceria e com o envolvimento do Conselho Municipal da Juventude, sendo que em 2021 se continua a apostar no desporto de natureza e aventura, permitindo aos jovens barquenses “descobrir e vivenciar experiências em todo o concelho, Reserva Mundial da Biosfera e 52% do seu território integram o único parque nacional do país, o Parque Nacional Peneda-Gerês”, refere a autarquia.

Em comunicado, é explicado que a edição deste ano prolonga-se até ao dia 12 de setembro e até lá muitas atividades vão ainda agitar o concelho de Ponte da Barca. Ainda no domínio musical é esperado o concerto do dia 28 de agosto com Hélio Morais, músico dos Linda Martini e PAUS, entre outros, mas que se apresenta a solo pela primeira vez em Ponte da Barca com o álbum “Murais”. Antes, porém, atuam os Space Travellers.

Mas não é só de música que este mês dedicado à juventude vai animar Ponte da Barca: uma noite de teatro de rua pela companhia de teatro Coração nas Mãos está marcada já para a próxima terça-feira, dia 17 de agosto; no dia 11 de setembro vai ter lugar a apresentação de Curtas Metragens no âmbito do projeto CLDS; e no dia 12 de setembro, para o encerramento da sétima edição do Barca Jovem, a noite será dedicada ao Stand Up Comedy com os humoristas Joel Ricardo Santos, João Seabra e Faquir que vão, certamente, deixar o público presente a “rir e chorar por mais”. Antes, porém, vai ser possível assistir à atuação da Escola de Dança “Academia Danc’Arte”.

Desporto de natureza e aventura

Paralelamente ao diversificado programa cultural, a autarquia de Ponte da Barca continua a “aposta no desporto de natureza e aventura permitindo aos jovens barquenses descobrir e vivenciar experiências em todo o concelho, que é Reserva Mundial da Biosfera e mais de metade do seu território integra o único parque nacional do país, o Parque Nacional Peneda-Gerês”.

Esta edição, que tem o apoio do Instituto Português de Desporto e Juventude, e está ainda integrado no projeto transfronteiriço Jxuventude, uma cooperação entre os municípios de Ponte da Barca e Lóbios, Espanha, que pretende fomentar a partilha de experiências e conhecimento no âmbito da cultura, desporto e ambiente, vai assim contar com diversas atividades desportivas como trilhos pedestres, gincana de bicicletas, descida do rio em canoa, triatlo, basketball, torneio de ping-pong, air Bungee, escalada & rapel suspenso, Gincana de Bicicletas, caminhadas, canyoning e stand up padlle.

As iniciativas serão gratuitas e terão inscrições limitadas, que deverão ser feitas no site da autarquia em www.cmpb.pt.

Populares