Ponte de Lima investe 300 mil euros para recuperar centro cívico de Moreira do Lima

Obras públicas
Ponte de lima investe 300 mil euros para recuperar centro cívico de moreira do lima

A Câmara de Ponte de Lima assinou o auto de consignação para empreitada de construção do Centro Cívico de Moreira do Lima – Arranjo Urbanístico da Envolvente à Igreja e Sede da Junta de Freguesia, pelo valor de 296.475,00 euros, foi na sexta-feira anunciado.

Esta operação insere-se na “estratégia de beneficiação dos espaços públicos que o Município de Ponte de Lima tem vindo a desenvolver, pretendendo oferecer dignidade e novas valências à zona central da freguesia, naquela que é a segunda fase da requalificação de um espaço público que foi iniciada há alguns anos”, referiu Victor Mendes, presidente da Câmara.

Nas palavras do edil, a obra insere-se “dentro daquilo que são os nossos objetivos em ordenamento de estacionamento, da melhoria das condições de acessibilidade para cidadãos com mobilidade reduzida, e (…) de um espaço para brincadeira para as crianças, nomeadamente com parque infantil”. Segundo o Presidente da Câmara Municipal, este é um “espaço que irá ser aprazível, respeitando aquilo que são as condições ambientais e patrimoniais”, servindo “um conjunto de equipamentos de utilização coletiva”, desde a “Sede da Junta de Freguesia, a Igreja Paroquial, o cemitério, uma infraestrutura desportiva”. Para Victor Mendes “este é um dos espaços que verdadeiramente se constitui como um local de usufruto público”.

O projeto de arquitetura elaborado neste âmbito, visa a redefinição e a criação de passeios, a eliminação das barreiras arquitetónicas, promovendo a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada. Em simultâneo a criação de um parque infantil e a construção de um acesso ordenado ao olival que funcionará como parque de estacionamento orgânico. A intervenção prevê ainda a substituição dos pavimentos existentes em betuminoso, a criação de passeios, baias de estacionamento, a redefinição dos espaços verdes existentes, a substituição das infraestruturas atuais, drenagem de águas pluviais, e também a colocação de uma nova infraestrutura de iluminação pública.

Nas palavras do presidente da Junta de Freguesia de Moreira do Lima, Carlos Pinheiro, “este foi um dos primeiros centros cívicos a ser efetuados pelo Município”, sendo a segunda fase da obra, um objetivo para “este mandato”, e uma mais valia para a população local.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Casa cheia na abertura do barca jovem

Casa cheia na abertura do Barca Jovem

Próximo Artigo
Bragahabit avança com obras em prédios do bairro das andorinhas

BragaHabit avança com obras em prédios do Bairro das Andorinhas

Artigos Relacionados