Francisco Oliveira, fafense de 69 anos, descobriu há pouco tempo que tem um tumor num pulmão. Está a fazer quimioterapia no Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães (HSOG) e recebeu hoje, por ocasião do Dia Mundial dos Enfermos, a bênção do capelão da instituição, o padre José Silvino.
A doença pregou uma partida a Francisco que fumou durante 50 anos e já não fumava há seis. Uma biopsia que correu mal fez com que ficasse cinco dias em coma. “Só me salvei porque me mandaram para o Porto, para a câmara hiperbárica, mas fiquei muito limitado e atrasei o tratamento do cancro mais de um mês”, lamenta.
Francisco tem sentimentos contraditórios relativamente às possibilidades de se curar e o padre José Silvino traz uma palavra de esperança, de conforto e um momento de alegria, durante o tratamento, no serviço de oncologia.
O Dia Mundial do Doente celebra-se a 11 de fevereiro porque esta data foi instituída em 1992, pelo Papa João Paulo II. “É o dia de Nossa Senhora de Lurdes, o santuário que mais enfermos acolhe em todo o mundo”, esclarece o capelão. Para o padre José Silvino “é muito importante estar ao lado do doente com misericórdia, ajudando a curar pela proximidade e pelo toque”.
No ano passado, mesmo em confinamento, o Dia do Doente foi festejado no HSOG. “Fizemos chegar um postal a todos os doentes através do tabuleiro da alimentação e também aos profissionais que estavam sob grande esforço”, lembra o capelão. “O ano passado inventamos o nosso próprio lema: ‘temos rosto’, porque andávamos todos de máscara era preciso que os doentes soubessem que temos rosto”, conta.
Este ano, as comemorações voltaram ao normal, com cada doente a receber uma visita, nem todas pelo capelão, mas também pelas voluntárias que prestam serviço no HSOG. Às 12:30, houve uma cerimónia religiosa de bênção de três crucifixos que foram restaurados e que serão colocados na capela.
Durante a tarde, foi também feito o acolhimento das visitas pelo capelão e pelas voluntárias do serviço de assistência espiritual e religiosa do HSOG.
A mensagem do papa Francisco para o 30.º Dia Mundial dos Enfermos, que este ano se assinala, poucos meses depois de o próprio HSOG celebrar 30 anos, tem como tema: “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”, com o subtítulo “colocar-se ao lado de quem sofre num caminho de caridade”.