Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Ave

Candidato da CDU em Celorico de Basto quer serviço de águas gerido pela câmara

Eleições autárquicas

em

Foto: DR

O candidato da CDU à Câmara de Celorico de Basto, Luís Heitor Marinho, considera que a privatização do serviço de água e saneamento é “danosa” e que deveria reverter para o município.

Luís Heitor Marinho, professor de educação física, de 57 anos, defende que a transferência deveria acontecer o mais rapidamente possível, “antes que seja tarde e cause mais prejuízos”.

“A Câmara fez o investimento inicial, mas nada mais foi feito, portanto poderia ser revertido. O prejuízo não será assim tão grande”, afirmou, acrescentando que os munícipes, com o atual contrato, “não estão a ser servidos”.

Em declarações à Lusa, Luís Heitor Marinho reconhece que algum do trabalho do atual executivo municipal, liderado pelo PSD, “tem sido positivo”, nomeadamente na área social e do desporto, mas frisa que fica “muito aquém”, noutras áreas.

O candidato refere que tem havido pouca reivindicação para a construção de um nó de acesso à Autoestrada (A) 7 e para a conclusão da variante à Estrada Nacional (EN) 210, até Arco de Baúlhe.

Defende, ainda, mais equipamentos de saúde e que é necessário “combater a pobreza na infância” e na terceira idade.

“Há tantas coisas que nos provocam atraso e nos coloca na cauda do desenvolvimento”, reforça.

Por outro lado, anota, o ordenamento do território é um dos pontos onde Celorico de Basto tem evoluído menos, explicando que, apesar dos constantes ajustamentos ao Plano Diretor Municipal, falta “uma estratégia para o concelho”.

“O PDM vai sendo remendado, mas não ao encontro do que é preciso para nos tirar do atraso estrutural em que nos encontramos”, lamenta, dando como exemplos a habitação, os parques industriais e o ordenamento florestal.

Os social-democratas têm quatro mandatos na câmara de Celorico de Basto e os Cidadãos Independentes por Celorico de Basto (CIC) dois vereadores nas autárquicas de 2017. O PS elegeu um vereador.

Na corrida à liderança em Celorico de Basto está José Peixoto Lima, pelo PSD, que substitui o atual presidente da autarquia, Joaquim Mota e Silva, devido a limitação de mandatos que impede a recandidatura.

São também conhecidas as candidaturas de Manuel Machado (PS), Carlos Dias Guimarães (Cidadãos Independentes por Celorico de Basto), Isabel Vaz de Freitas (CDS-PP) e de Hugo Pinto Fangueiro, pelo Chega.

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 26.

Populares