Seguir o O MINHO

Ave

Candidato da CDU diz que baixa cobertura de saneamento em Fafe é “problema grave”

Eleições autárquicas

em

Foto: DR

O candidato da CDU à Câmara de Fafe, Alexandre Leite, disse hoje que a taxa de cobertura da rede de saneamento no concelho é “muito baixa”, considerando tratar-se de um “problema grave que já devia ter sido resolvido”.

“Nesta altura, fala-se sobre o saneamento, que está muito atrasado, que a taxa de cobertura está perto dos 50%. Passados um dia ou dois das eleições, mete-se o assunto na gaveta. A questão do saneamento já devia estar resolvida, porque não se tem investido e a cobertura continua muito baixa”, reforçou.

O médico dentista, de 43 anos, militante e membro da Direção Regional de Braga do PCP, foi eleito à Assembleia Municipal de Fafe, entre 2013 e 2017.

O candidato defende, por outro lado, uma “maior proximidade entre eleitos e eleitores”.

“Defendemos uma maior proximidade entre eleitos e eleitores e a participação popular nas decisões políticas. É diferente do que tem acontecido”, acrescentou.

Alexandre Leite destacou, ainda, a necessidade de melhorar a rede de estruturas de apoio aos transportes públicos do concelho, sublinhando haver paragens sem abrigos e sem horários afixados.

Explica, também, haver dificuldades de acesso à habitação condigna no concelho, área em que falta “uma linha orientadora” a nível da autarquia.

“Claro que as câmaras não são a solução para tudo, mas podem contribuir, por exemplo, através do licenciamento e na regulação do mercado e mesmo investir, conjuntamente com o Governo, em habitação a custos reduzidos e em programas de apoio”, indicou.

O executivo municipal de Fafe é formado por quatro eleitos do PS, quatro vereadores do Movimento Fafe Sempre e um do PSD.

Para além da CDU, o PS já anunciou o seu candidato à Câmara, que será Antero Barbosa.

O PSD indicou o bancário Rui Novais da Silva como o seu candidato e pelo Chega será cabeça de lista Ricardo Costa.

As eleições autárquicas estão agendadas para 26 de setembro.

Populares