Seguir o O MINHO

Braga

Campeonato do Mundo de trail no Gerês com maior número de participantes de sempre

em

A organização do VI Campeonato do Mundo de trail, a ter lugar no Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), a 29 de outubro, confirmou hoje 42 seleções e espera, com as corridas abertas ao público, cerca de 2.000 participantes.

carlos-sa-na-apresentacao-do-mundial-de-trail

Segundo Carlos Sá, ultramaratonista português e principal responsável pela organização, este será o Campeonato do Mundo de trail com mais participantes de sempre, estando já garantidos mais de 300 atletas (aguardam ainda mais inscrições) só para os 85 quilómetros da corrida, que percorrerá cinco concelhos do PNPG e que terá partida das pontes de Rio Caldo, em Terras de Bouro, e chegada a Arcos de Valdevez (ainda Melgaço, Montalegre e Ponte da Barca).

Na prova, hoje apresentada em Braga, cidade anfitriã do evento, estão já confirmadas 42 seleções (35 seleções no último Mundial), com os franceses Sylvain Court e Nathalie Mauclair, campeões do mundo masculino e feminino respetivamente, com presenças já garantidas.

Além do evento principal, exclusiva aos participantes do Campeonato do Mundo, haverá mais três provas abertas ao público em geral: uma de 16 quilómetros, outra de 55 km e outra ainda de 55 km, com estafetas, esperando a organização cerca de 2.000 atletas, entre participantes destas corridas e do Mundial.

Os participantes do Mundial de trail terão que percorrer um total de 85 quilómetros, com um desnível positivo (total de ascensão) de 5.000 metros e uma das preocupações da organização, dada a previsível grande deslocação de pessoas, é minimizar o impacto no PNPG.

“Por exemplo, qualquer atleta que seja apanhado a deitar lixo ao chão é desclassificado. Não podemos deixar mais que pegadas e não tirar mais que fotografias. A falta de civismo está a ser aos poucos invertida, mas há ainda muito trabalho pela frente”, disse.

Quanto ao retorno financeiro, Carlos Sá pensa que possa ascender a muitas centenas de milhares de euros, “muito mais do que se investe”.

O desportista e organizador defendeu que o trail “é o desporto que mais cresce no mundo, 30 por cento ao ano segundo um estudo feito há dois anos nos Estados Unidos, em Portugal muito mais, há muita potencial para evoluir”.

apresentacao-mundial-de-trail-braga-2016

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, destacou o desporto também como ativo económico, notando que “esta prova é um extraordinário cartão-de-visita para esta região”, tendo destacado o facto da hotelaria bracarense estar lotada por vários dias.

O autarca de Arcos de Valdevez lembrou que o seu concelho sofreu este verão o terceiro grande incêndio em 10 anos e considerou que o evento “pode também a ajudar a alertar as entidades que tutelam o PNPG” para as intervenções florestais necessárias para um melhor combate aos fogos.

Uma semana antes, os participantes das várias seleções começam a ser recebidos em Braga, sendo esperados cerca de 200.000 visitantes ao longo da prova.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias do Gerês. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Braga

Assaltante detido no interior de uma casa em Braga

Com mais de 2 mil euros de material

em

Foto: DR / Arquivo

Um homem de 27 anos foi detido, esta segunda-feira de madrugada, no interior de uma residência, em Braga, na qual se introduziu para furtar, após ter arrombado a porta principal, anunciou a PSP.

Numa nota divulgada nas redes sociais, aquela força de segurança diz ter sido chamada ao local, sito na rua Dr. Manuel Vieira de Matos, cerca das 04:40 horas, tendo apanhado o suspeito em flagrante e apreendido cerca de 2.085 euros em material furtado.

O detido vai ser presente, ainda hoje, nos serviços do Ministério Público, junto ao Tribunal da Comarca de Braga.

Continuar a ler

Braga

Ciclista ferido em colisão com automóvel na Póvoa de Lanhoso

Na EN 103

em

Foto: DR / Arquivo

Um ciclista ficou com ferimentos na sequência de uma colisão na Estrada Nacional 103, esta manhã de segunda-feira, em Covelas, Póvoa de Lanhoso.

O sinistro deu-se junto ao motel Bracancun, já na entrada da freguesia de Pousada, no concelho de Braga, em circunstâncias que ainda não foram reveladas.

Ao que apurou O MINHO junto do fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga, a vítima sofreu ferimentos considerados ligeiros.

A vítima foi transportada para o Hospital de Braga pelos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso.

O alerta foi registado pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM cerca das 11:00.

A GNR registou a ocorrência que condicionou o trânsito naquela via.

Continuar a ler

Braga

Homem morre em despiste de mota em Vila Verde

Em Cervães

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Um despiste a envolver um motociclo provocou uma vítima mortal em Cervães, Vila Verde, ao final da tarde deste domingo, confirmou a O MINHO fonte dos Bombeiros de Vila Verde.

O sinistro ocorreu quando o homem, condutor do motociclo, entrou em despiste na Avenida Sobral Cobrosa, acabando por não resistir aos ferimentos.

Foram mobilizados para o local operacionais dos Bombeiros de Vila Verde com apoio da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Braga, com estes a tentar reverter a situação da vítima, mas sem sucesso. O óbito foi declarado no local do acidente.

O corpo do homem, de 76 anos e residente na freguesia onde se deu o sinistro, foi transportado para o Instituto de Medicina Legal do Hospital de Braga.

O alerta foi registado pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM cerca das 19:00.

A GNR registou a ocorrência.

Notícia atualizada às 11h34 com correção da idade da vítima

Continuar a ler

Populares