Seguir o O MINHO

Braga

Município de Braga oferece Concerto de Natal

Este sábado, às 21:30, na Sé Primaz.

em

Foto: Divulgação

O Município de Braga realiza este sábado, 22 de dezembro, um grande Concerto de Natal, que será executado pela Orquestra Barroca, Coro Infantil e Coro da Casa da Música do Porto. Esta iniciativa para a qual estão especialmente convocados todos os bracarenses, realiza-se a partir das 21:30, na Sé Primaz. A entrada é livre.

“Como já vem sendo tradição, o Coro e a Orquestra Barroca da Casa da Música juntam-se uma vez mais para celebrar o Natal num concerto imperdível. O repertório será preenchido com uma das maiores obras-primas da história da música, a monumental ‘Missa em Si menor’ de Bach”, pode ler-se numa nota enviada a O MINHO pelo município.

“Completada pelo compositor alemão no ano que antecedeu a sua morte, a obra resume a variedade de estilos e recursos composicionais desenvolvidos por Bach, compilando secções de música cuja escrita foi realizada ao longo de vários anos. Desde o arrebatador “Kyrie” inicial ao conciliador “Dona nobis pacem” final, em que o coro assume o protagonismo, a obra inclui árias e duetos, excertos para ensembles vocais e uma grande diversidade de solos instrumentais, numa demonstração de mestria que a coloca entre marcos absolutos do catálogo de Bach como “A Arte da Fuga” e “O Teclado Bem Temperado””, lê-se ainda.

Formada há 12 anos, a Orquestra Barroca é actualmente dirigida por Laurence Cummings. Para além dos palcos nacionais, a Orquestra Barroca da Casa da Música conta com apresentações em Espanha, França e Inglaterra.

Por seu turno, o Coro da Casa da Música foi criado em 2009 e é atualmente dirigido por Paul Hillier. Destaca-se a passagem pelos festivais ‘Laus Polyphoniae’, em Antuérpia, na Holanda, ‘Handel’, de Londres, ‘Tenso Days’, em Marselha, e nos festivais de Música Antiga de Úbeda y Baeza, em Espanha, e de Música Contemporânea, de Huddersfield, em Inglaterra.

A estas duas agremiações junta-se em 2018 o Coro Infantil Casa da Música. Formado por cerca de 50 crianças, este Coro resulta e é parte integrante de uma dinâmica iniciada no ano lectivo de 2016/2017 em articulação com as escolas básicas dos Quatro Caminhos (Matosinhos), Lomba (Porto) e Quinta das Chãs (Vila Nova de Gaia), desenvolveu-se um processo de formação coral que agregou educadores e famílias.

“A entrada no concerto é gratuita, recomendando-se aos interessados que compareçam alguns minutos antes do início do mesmo, dada a esperada afluência”, alerta aquela nota.

Populares