A Câmara de Braga prevê recrutar em 2023 um total de 514 pessoas para ocuparem outros tantos postos de trabalho deixados vagos por aposentações, saídas para outras entidades ou cessações de contrato.
O documento das Grandes Opções do Plano e Orçamento, que esta sexta-feira é debatido em reunião do Executivo, refere que “o provimento destes postos de trabalho se revela necessário ao desempenho das atividades das unidades orgânicas, como é o caso dos assistentes operacionais das áreas de manutenção e conservação (192 postos). Há, ainda, postos vagos cujo recrutamento está em curso, de que são exemplo os de técnico superior de arquitetura, jurista, bombeiro sapador recruta, agente estagiário da polícia municipal ou assistente operacional área educativa (169 postos); há, também, necessidade de 153 novos postos de trabalho, resultantes das novas necessidades de recursos humanos para o ano de 2023”.
“ As novas necessidades foram identificadas pelas unidades orgânicas municipais, para reforço geral das equipas ao nível da carreira técnico superior nas áreas de gestão, contabilidade e organização, arquitetura, engenharia civil e juristas; mas também nas áreas operacionais de manutenção e conservação; dinamização de atividades culturais e apoio logístico a eventos; reforço de equipas nas instalações desportivas de forma a rever os horários de trabalho e garantir os descansos obrigatórios; reforço ainda das áreas da coesão social e educação no âmbito da descentralização de competências”, diz a proposta.
E acrescenta: “Em função das atividades de natureza permanente e transitória a desenvolver pelo Município foi identificada a necessidade de recrutamento de trabalhadores com e sem vínculo de emprego público através de procedimentos concursais, os quais devem ser abertos ao abrigo e nos limites constantes no plano anual de recrutamento”.