Seguir o O MINHO

Braga

Braga terá uma das melhores Pousadas da Juventude do país

em

A Câmara de Braga assinou hoje o protocolo que dará inicio à “nova” Pousada da Juventude da cidade que a autarquia espera que vá contribuir para o concelho de afirme como um “destino natural” para os jovens.

O acordo, assinado entre autarquia, o Governo (através da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e Movijovem estipula a atribuição da gestão da Pousada da Juventude ao município de Braga pelo prazo de 30 anos, sendo que as obras de requalificação do imóvel onde funciona atualmente aquela valência ficam a cargo da autarquia, que irá investir cerca de 900 mil euros.

O equipamento será explorado pela InvestBraga, empresa municipal vocacionada para a dinamização económica, e vai integrar a Rede Nacional de Pousadas da Juventude, estando prevista a sua abertura para 2018.

“O objetivo é firmar Braga como um destino natural para a juventude, ser um bom anfitrião e ter todas as condições necessárias para receber jovens de todo o mundo. Daqui a ano e meio, Braga terá um espaço que será consentâneo com a realidade da cidade e com a ambição e dinâmica das políticas da juventude que são apreendidas”, explicou o autarca de Braga, Ricardo Rio.

Segundo explicou o responsável, o novo equipamento “vais ser mais “do que uma Pousada da Juventude: “Foi nosso intuito que este continuasse a ser um centro integrado da juventude, ou seja, para além da pousada, quisemos ter os serviços do IPDJ, a Agência Erasmus + e ter ainda a possibilidade de realizar aqui várias atividades que podem ser desenvolvidas em prol da juventude local”, apontou.

Para o secretário de Estado da Juventude, João Paulo Rebelo, “Braga é o referencial no que às matérias de juventude diz respeito, pelo seu associativismo e pelas apostas que fez, seja na Capital Europeia da Juventude, seja na Capital Ibero-Americana da Juventude”.

Pelo que, disse o governante, “a atual pousada já não se justificava há uns anos numa cidade como Braga”.

A nova Pousada da Juventude em Braga chegou a ser anunciada pelo anterior executivo, liderado pelo socialista Mesquita Machado, no antigo Convento das Convertidas, no centro da cidade, tendo a autarquia expropriado os prédios contíguos por cerca de 3 milhões de euros.

No entanto, a revogação daquela expropriação foi uma das primeiras medidas do atual executivo.

 

Notícia reformulada às 0h26.

 

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares