Seguir o O MINHO

Região

Braga recebe o maior evento dedicado à Nanotecnologia de Portugal

em

Foto: Divulgação

Nos dias 19 e 20 de outubro Braga recebe o maior evento dedicado à Nanotecnologia em Portugal. O evento será realizado no Theatro Circo.

Organizado pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), a terceira edição do INL Summit tem como tema: “Nanotecnologia: a nova Economia”, trazendo especialistas nacionais e estrangeiros de diferentes setores para discutir a criação de valor a uma nanoescala e o impacto atual e futuro da nanotecnologia na sociedade.

O INL Summit acontece numa altura em que a nanotecnologia está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, ao potenciar alterações significativas na forma como se produz, consume, comunica e vive. Nano máquinas que entram no corpo humano e navegam para identificar e eliminar vírus, bactérias ou células cancerígenas; impressão a 3D de órgãos humanos, materiais ultrarresistentes e autorreparáveis, sensores subcutâneos ou nano ótica aplicada à realidade aumentada são algumas das mais recentes inovações.

O programa inclui temas como “Ciência. Não ficção”, “A nanotecnologia e a 4.ª revolução industrial” e “Como transformar a nanotecnologia em negócio”, ambos no primeiro dia.  Já na sexta-feira, após a intervenção dedicada à “Nanotecnologia, Arte, Design e Educação”, há um debate sobre o “Impacto da Nanotecnologia na Economia”. Em todos serão apresentadas tendências e case studies, os desafios e os desenvolvimentos mais recentes na aplicação da nanotecnologia em diferentes áreas.

Dos oradores convidados do meio académico encontram-se Elvira Fortunato (Universidade Nova de Lisboa), Edwin Thomas (Rice University, EUA); Robert M. Westervelt (Harvard University, EUA); Paulo Ferreira (INL, Portugal/University of Texas at Austin, EUA) e Francisco Veloso (Imperial College Business School, Reino Unido).

Entre os representantes do universo empresarial e da indústria estão confirmados, entre outros, Carlos Oliveira (InvestBraga), António Murta (Pathena), Miguel Coelho (Westfield + Brooks), Rui Enes (Delphi Automotive Systems – Portugal, S.A.); e Annemarie Holleczek (Bosch Chassis Systems Control).

A sessão de encerramento, na sexta-feira, prevê as participações de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Carmen Vela, Secretária de Estado da Investigação, do Desenvolvimento e da Inovação espanhola.

Ana Teresa Lehmann, secretária de Estado da Indústria, também marca presença no encerramento do primeiro dia do congresso.

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia é o principal hub em Portugal e um dos maiores do Mundo para investigação e desenvolvimento de nanotecnologia em benefício da sociedade, em quatro áreas estratégicas: Saúde, Alimentar, Ambiente e Nanoeletrónica. Num ambiente multicultural convivem equipas multidisciplinares de 28 nacionalidades.

 

Anúncio

Alto Minho

“Isto é Vilar de Mouros!” – fotogaleria

Segundo dia de festival foi uma viagem desde o gótico ao punk. Fotorreportagem de Vasco Morais

em

Fotos: Vasco Morais / O MINHO

O segundo dia do festival Vilar de Mouros ofereceu, na sexta-feira, Skunk Anansie e The Offspring como destaques, num dia que conta ainda com os veteranos Sisters of Mercy, Clan of Xymox, Nitzer Ebb e The House of Love.

O festival Vilar de Mouros encerra, este sábado, com concertos de Prophets of Rage, Gogol Bordello, Gang of Four, Fischer-Z e ainda os portugueses Linda Martini e Jarojupe.

Continuar a ler

Braga

Bom Jesus é dos locais mais ‘instagramáveis’ da Europa, diz televisão pública belga

Concorda?

em

Foto: Blogger "umpinguinho"

A nomeação de Braga como o segundo destino europeu do ano de 2019 está na base da classificação da cidade como uma das mais instagramáveis da Europa, sobretudo graças ao escadório do Bom Jesus, ou assim o diz a estação de televisão pública belga RTBF.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Yoswer Zambrano📷 (@yoswerz) a

Mas nem tudo é positivo. Esta descrição do monumento religioso parte de um princípio que, hoje em dia, há uma maior procura de destino de férias, não pelas memórias em si, mas sobretudo pelo enquadramento de fotografias para redes sociais.

A RTBF questiona como é que Braga ficou à frente de Florença na lista de melhores destinos europeus. A resposta? Instagram. Os belgas dizem que “Braga é muito fofa” indicando que já realizaram um trabalho na urbe bracarense “há 7 anos, quando o Norte de Portugal não era tão turístico”, mas que isso por si só não deveria chegar para ultrapassar uma cidade como Florença, à qual apelidam de “jóia de cultura, gastronomia e arte italiana”.

Os belgas acreditam que o escadório do Bom Jesus é o monumento que mais força dá a Braga e que existe um desejo na procura pela “escadaria instagramável” que passa no feed de Instagram de utilizadores um pouco por todo o mundo.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por zúlia (@juhzs_) a

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Claudia Rackow (@claudiarackow) a

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Francesca De Luca (@fraanceschinaaa) a

 

Sobre o escadório, “nada a dizer”. “É soberbo”, referem, dando também destaque à Sé Catedral e “às poucas ruas comerciais” do centro da cidade. “Mas daí até propor a cidade como segundo melhor destino turístico… Temos as nossas dúvidas”, escrevem.

O texto surge a propósito de uma nova profissão que começa a existir em alguns destinos turísticos mundiais. o “instabutler“, uma espécie de mordomo para o Instagram.

Explica a publicação que quem vai de férias para um lugar exótico e, ao lado do tradicional concierge de hotel que prepara atividades e passeios, já pode contar com quem o leve aos locais “mais instagramáveis” da região.

E para isso, o instabutler vai equipado com uma variedade de acessórios e sabe as horas em que as fotos serão mais bonitas ou os monumentos que melhor se encaixam numa foto de perfil nas redes sociais.

A National Geographic Portugal publicou em julho deste ano a lista das 10 cidades “mais instagramáveis” de Portugal, e Braga não foi incluída.

Lisboa, Porto, Coimbra, Águeda, Aveiro, Obidos, Peniche, Alcácer do Sal, Seia e Faro foram as cidades escolhidas pela publicação.

Se Braga é, ou não, um dos locais favoritos para retratar momentos apelativos para as redes sociais, não sabemos, mas a verdade é que foi eleito o segundo melhor destino turístico europeu em 2019. E isso ainda parece suscitar discussão em alguns países.

Continuar a ler

Braga

Homicida de Braga fica em prisão preventiva

Homicídio em Pedralva

em

Foto: O MINHO

O homem de 59 anos suspeito de assassinar a mulher com três tiros de caçadeira, na noite desta sexta-feira, em Pedralva, Braga, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

Manuel Lopes foi presente ao juiz de instrução do Tribunal de Barcelos que decretou a prisão preventiva como medida de coação, por ser suspeito de homicídio qualificado inserido “num quadro de violência conjugal”.

O homem já tinha passado a noite nos calabouços da Polícia Judiciária de Braga depois de, ontem à noite, se ter entregue no posto territorial da GNR no Sameiro, confessando o crime.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares