Os preços e tarifas dos serviços de água, saneamento e resíduos no concelho de Braga vão manter-se, em 2022, para todos os utilizadores, domésticos e não domésticos, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a empresa municipal de águas, efluentes e resíduos de Braga (AGERE) sublinha que a medida se traduz numa “consolidação da evolução do referido tarifário, refletindo um ganho real nas faturas de todos os bracarenses”.
Lembra que, para 2022, o Governo estima que a inflação acelere face a 2021, apontando que a taxa anual média chegue aos 1,7 por cento.
“Resultado dos ganhos de eficiência dos últimos anos, a empresa municipal procura reduzir a diferença entre os preços reais do custo destes serviços e os valores que são cobrados aos consumidores, não pondo em causa os investimentos realizados e os que estão por realizar em infraestruturas e sua conservação, manutenção e substituição, e não descurando o objetivo de incentivar um uso racional e moderado da água, um bem tão precioso, na defesa do ambiente”, lê-se no comunicado.
A empresa realça que, com o executivo liderado desde 2013 por Ricardo Rio, tinha sido já aprovado o alargamento da tarifa familiar da água a todos os agregados com quatro ou mais pessoas, medida que representou uma redução de 40 por cento no valor final da parcela da água.
“Para além da tarifa familiar, também a tarifa social sofreu alterações com o alargamento da base dos bracarenses que podem aceder a esta tarifa”, acrescenta.
Aponta ainda a redução de 12,5% para instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e de 20 por cento para as juntas de freguesia.
Por seu lado, as associações desportivas, com a reformulação dos escalões, tiveram uma redução do tarifário do serviço de água de cerca de 7%, em termos médios.
Em 2017, houve, “pela primeira vez na história da empresa”, uma redução tarifária de 2,5%, medida que se repetiu em 2018.
“Em 2020, mais de 77 mil consumidores da AGERE viram a sua conta de resíduos urbanos baixar”, vinca.
Para a AGERE, este é o resultado “de uma estratégia montada e desenvolvida pela empresa desde 2013, que usando de forma eficiente os meios ao seu dispor, e pela eficácia demonstrada, permitiu esta lógica de partilha de resultados com os bracarenses”.