Seguir o O MINHO

Região

Braga e Viana em aviso amarelo. Chuva forte e trovoada a partir das 18:00

Estado do tempo

em

Foto: DR

Os distritos de Braga e de Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo face à precipitação entre as 18:00 deste domingo e as 03:00 de segunda, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, aquele instituto dá conta de períodos de “chuva fraca” a partir desta manhã nas regiões do Minho e do Douro Litoral, devendo aumentar de intensidade e frequência ao longo da tarde, passando a regime de aguaceiros fortes mais perto da noite. Há ainda possibilidade de ocorrência de trovoada no litoral minhoto.

Face às temperaturas mais baixas, é expectável que caia neve acima dos 800 metros de altitude até ao meio da tarde, mas sem ser esperada acumulação.

O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, rodando para o quadrante sul, e tornando-se gradualmente moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral a partir do meio da tarde.

Nas terras altas, o vento será moderado a forte (30 a 40 km/h) de noroeste, rodando para sudoeste a partir da manhã e tornando se gradualmente forte (40 a 50 km/h), com rajadas até 90 km/h a partir do final da tarde.

Há a possibilidade de formação de gelo em alguns locais do interior Norte e Centro, assim como formação de neblina ou nevoeiro em alguns locais. Há ainda a registar uma pequena descida da temperatura mínima.

No que diz respeito ao mar, é esperada agitação marítima com ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo gradualmente para 1,5 a 2 metros, passando a ondas de oeste/sudoeste com 2 a 2,5 metros a partir do meio da tarde.

Populares