O Município de Braga abre, na próxima semana, um concurso público, de três milhões de euros para a requalificação da Variante do Fojo, num extensão de 2,4 quilómetros, a ligar Gualtar à rotunda de São Pedro e vice-versa.
A vereadora com o pelouro dos equipamentos, Olga Pereira adiantou a O MINHO que a via “constitui um importante eixo de entrada/saída do tráfego automóvel de ligeiros e pesados no perímetro urbano da cidade por estabelecer a ligação tanto a aglomerados habitacionais próximos, quanto a concelhos limítrofes a norte (Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Montalegre), a zonas industriais ou à empresa de reciclagem Braval – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos.
A área de intervenção – que começa junto ao túnel do Hotel – abrange um troço de largura variável (entre 21,75 e 25 metros) constituído por duas faixas reservadas à circulação automóvel ( 8 metros de largura total) e uma faixa de circulação pedonal (minímo de 1,50 metros) em cada sentido, e um separador central arborizado (espécies arbustivas de pequenas dimensões) onde está implantada a iluminação pública.
Acrescentou que, “uma grande extensão deste troço é marcada a noroeste pela presença de um curso de água – rio Este – e vegetação existente e a sudeste pela proximidade à encosta do Bom Jesus do Monte”.
A fase 2 do projeto propõe, também, a introdução de uma faixa ciclável em cada sentido com 1,50 metros de largura, antecedida por uma faixa de segurança para instalação de dispositivos segregadores, sendo o restante espaço destinado à circulação de peões”.
Eliminação de passagens aéreas
O projeto da obra refere que, e de forma a “garantir o cumprimento dos requisitos de acessibilidade, a faixa de circulação pedonal tem sempre, no mínimo, 1,50 metros de espaço livre de obstáculos, exceção feita à instalação da sinalização vertical e luminárias”. Propõe-se, após a eliminação das estruturas metálicas que servem atualmente à passagem de peões sobre a Variante do Fojo, a introdução no canal principal de passagens com pavimento sobrelevado que sirvam ao atravessamento de peões e velocípedes (tipo “lomba”) devidamente sinalizadas por dispositivos LED embutidos no pavimento e na sinalização vertical, complementada por sinalização horizontal (pintada no pavimento, conforme planta infra)”.
Acrescenta que, “apenas as passadeiras localizadas no perímetro da rotunda da Força Aérea não serão sobrelevadas por se tratar de uma aproximação a rotunda, implicando uma desaceleração prévia. Assim, serão implantadas seis novas passagens para peões e velocípedes no canal principal de circulação, às quais acrescem as passagens implantadas no perímetro da rotunda e seis nos cruzamento e entroncamentos de acesso às vias secundárias”.
Melhoria para peões e ciclistas
A sua implantação no canal principal e o distanciamento entre si – prossegue o documento – “foram calculados em função do conforto do peão e da servidão de zonas com maior intensidade de circulação pedonal e atravessamento da via. As passagens de peões e velocípedes, assim como toda a extensão da faixa de circulação pedonal e da faixa ciclável, serão iluminadas com recurso a luminárias baixas (a 4,00 metros de altura, contados a partir da cota de acabamento dos passeios), usando o modelo já empregue na Variante da Encosta (Lamaçães), garantindo uma melhor visibilidade em situação noturna”.
Salienta, ainda, que, “além da desaceleração das velocidades praticadas na Variante do Fojo pretende-se aproveitar a oportunidade que representa a sua requalificação para oferecer aos seus utilizadores, quer se desloquem a pé, de bicicleta ou de carro, melhores condições de circulação e de segurança”. Assim, e dada a posição geográfica da Variante do Fojo na sua ligação entre o perímetro urbano e os concelhos limítrofes, e por se tratar de uma zona de grande concentração habitacional no presente (com previsão para o seu aumento a curto prazo) e da sua oferta de serviços, “propõe-se a melhoria das condições dos locais reservados à espera dos utilizadores dos transportes públicos, assim como uma nova paragem a somar às já existentes”.