O Benfica venceu hoje o Marítimo, por 5-0, em jogo da sétima jornada da I Liga de futebol, num encontro que dominou desde o primeiro minuto, aproveitando da melhor forma os deslizes de FC Porto e Sporting.
Num encontro que só teve um sentido, o da baliza de Miguel Silva, o Benfica adiantou-se no marcador aos 28 minutos, por Rafa. Na segunda parte, Gonçalo Ramos (47 e 64) bisou, num dos lances com um toque de calcanhar, Neres (82) fez o 4-0, e Draxler (88) estreou-se a marcar de águia ao peito ao fechar a goleada.
Com este triunfo, o sétimo em outros tantos jogos na liga portuguesa, o Benfica soma 21 pontos, mais cinco do que o SC Braga, que ainda este domingo recebe o Vizela, e é líder isolado da liga. A vitória permite também aos ‘encarnados’ distanciarem-se do FC Porto, que empatou frente ao Estoril (1-1), e do Sporting, que saiu derrotado (2-1) da visita ao Bessa. Os ‘dragões’ estão agora a cinco pontos da equipa de Schmidt e os ‘leões’ a 11.
O Benfica entrou no encontro da sétima jornada só com vitórias em todas as competições (somou a 13.ª) e líder da liga portuguesa, e o Marítimo só com derrotas e, consequentemente, zero pontos na classificação. O cenário de domínio das ‘águias’ parecia inevitável e confirmou-se, com o Benfica a controlar por completo o encontro desde o apito inicial.
Sentia-se nas bancadas da Luz que o golo inaugural era uma questão de minutos, o Benfica ia procurando desmontar a ‘muralha’ contrária e foi Rafa a abrir a primeira brecha, com o 1-0, aos 28 minutos. O internacional português rodou sobre dois adversários, isolou-se na cara de Miguel Silva e atirou à saída do guarda-redes do Marítimo.
Feito o primeiro, o Benfica depressa partiu em busca de um conforto maior no resultado e poucos minutos depois já João Mário falhava uma das mais clamorosas oportunidades do primeiro tempo, com um remate de trivela que rasou o poste.
Já em cima do apito de António Nobre para o intervalo, Gonçalo Ramos teve o 2-0 nos pés, após ter sido isolado magistralmente por Enzo Férnandez, mas Miguel Silva teve uma ‘mancha’ perfeita aos pés do avançado e manteve o Marítimo ‘vivo’ na saída para os balneários.
O ‘pistoleiro’ do Benfica não deve ter esquecido o lance durante os 15 minutos de intervalo e mal subiu ao relvado, para a segunda parte, resolveu redimir-se em grande estilo: Bah cruzou da direita e Ramos, de calcanhar, ampliou para 2-0, com 47 minutos no cronómetro.
Desde o apito inicial que se percebera que o Marítimo tinha poucas hipóteses de sair da Luz com o primeiro ponto no campeonato, mas com o 2-0 a questão parecia definitivamente resolvida. João Henriques mexeu para fazer o Marítimo chegar-se à frente, mas o Benfica continuou largamente superior e, aos 64 minutos, Gonçalo Ramos, a concluir um lance de contra ataque bisou, fez o 3-0, já depois de António Silva ter rematado com estrondo ao poste de Miguel Silva.
O terceiro golo ‘despertou’ Schmidt, que começou a rodar a equipa, mas o Benfica manteve o domínio, que Neres, ao minuto 82, pintou com cores de goleada ao fazer o 4-0, depois de um brinde da defesa maritimista.
Já à beira do minuto 90, o alemão Draxler, uma das contratações do Benfica para esta época, marcou o seu primeiro golo com a camisola ‘encarnada’, após um lance individual que concluiu com um míssil à baliza de Miguel Silva, e fechou o resultado em 5-0.