Barragem do Ermal está a fazer descargas. Alerta para cheias nas margens do rio Ave

Mau tempo
Barragem do ermal está a fazer descargas. Alerta para cheias nas margens do rio ave

A Barragem do Ermal / Guilhofrei, em Vieira do Minho, está a efetuar descargas, desde o final da tarde deste domingo, pelo que há possibilidade da subida do nível das águas no rio Ave.

Várias freguesias de Guimarães e Famalicão estão a alertar os cidadãos para não circular na margem do rio Ave e proteger bens e animais.

Barragem do Ermal / Guilhofrei a fazer descargas esta tarde. Vídeo: Carlos Poeta / Facebook

“De acordo com a informação recebida, a barragem do Ermal/Guilhofrei, da bacia do Rio Ave, encontra-se a realizar descargas com um débito de 98m3/s, desde as 17:30 do dia de hoje 01/01/2023, com previsões de manter este débito, pelo que alertamos para a possibilidade da subida do nível das águas, nas linhas de águas da bacia respetiva, em especial as que confrontam com o Rio Ave”, pode ler-se numa publicação da Junta de Freguesia de Caldelas, Guimarães.

O alerta em Guimarães aplica-se à União das freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, União das freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim, Prazins (Santa Eufémia), Barco, Ponte, Caldelas, União das freguesias de Sande Vila Nova e Sande São Clemente, Brito, Silvares, Selho (São Jorge), Ronfe, Gondar e Serzedelo.

“Descargas da barragem do Ermal, nível azul. O caudal do rio Ave poderá subir ainda mais nas próximas horas. As autoridades estão a monitorizar a situação. Os moradores das áreas historicamente afetadas deverão tomar medidas preventivas para salvaguarda de bens”, alerta a Junta de Riba d’Ave, em Famalicão.

A região do Minho tem estado, este domingo, primeiro dia do ano, debaixo de fortes chuvas que provocaram inundações, quedas de árvores e derrocadas. O distrito de Viana do Castelo foi o “mais castigado”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Marcelo avisa que só o governo pode “enfraquecer ou esvaziar” estabilidade política

Marcelo avisa que só o Governo pode “enfraquecer ou esvaziar” estabilidade política

Próximo Artigo
São estes os novos segundos-comandantes do ave e do cávado

São estes os novos segundos-comandantes do Ave e do Cávado

Artigos Relacionados